"LILI", ILUSTRAÇÕES E GUINÉ

30 Maio, 2005 at 8:30 am 1 comentário

Há, por essa blogosfera fora, virtualmente infinita, milhares (milhões!) de páginas interessantes que – nem sempre fazendo parte do circuito “mainstream” das citações e referências cruzadas – acabam sendo do conhecimento de apenas um relativamente reduzido número de privilegiados.

Desses milhares de páginas, conheço apenas uma ínfima parte; tanto mundo por descobrir…

Esta semana por aqui farei referência a algumas (poucas) das que entretanto tive oportunidade de apreciar.

E, começo precisamente com duas novidades…

Primeiro, é com grande prazer que saúdo o regresso da “Lili“, novamente com direito a uma página autónoma para as suas “lilices (no “Eu é Mais Bolos”)“, que, apesar de se intitular “um blog para girls“, é uma visita obrigatória também para “boys”.

Imaginamos todos como é difícil escrever textos de género humorístico ou, mais apropriadamente, do género de sátira e crítica a algumas manifestações da sociedade actual. Não é nada fácil escrever neste registo; a Catarina (mais conhecida pela sua escrita noutros registos, desde o sedutor estilo “sem nada”, ao de “mãe”) tem a rara sensibilidade e capacidade de, “a brincar”, dizer coisas (muito) a sério.

É um desafio exigente para a Catarina (não seria necessário lembrar que “há vida para além dos blogues” – isto é, os “blogues” são mantidos como um hobby, com muita dedicação e “carolice”, por pessoas que, quantas vezes, têm vidas profissionais bastante absorventes), mas que será concerteza recompensador. Pela minha parte, a Catarina sabe como sou um fã incondicional e que aguardo sempre com grande expectativa novas crónicas das aventuras da “Lili”!

Uma descoberta recente, um novo “blogue” de um ilustrador, que, a avaliar pelas primeiras entradas, merecerá uma visita regular: Manuel Morgado – Ilustração; apresenta-nos o seu “blogue” com esta referência: “A utilização de ilustração na imprensa diária e na edição literária é uma relação que tem as suas raízes na época em que ainda a fotografia não tinha entrado nas redacções ou tipografias. Com o aparecimento da fotografia, a ilustração passou a ocupar o papel de exemplificadora de conceitos que não eram possíveis de mostrar na realidade, a fazer as vezes da película quando a máquina não pode estar presente.”

E, porque o mundo não é “cor-de-rosa”, nem tão azul como gostaríamos, a última referência de hoje vai para o Africanidades, onde Jorge Neto nos mostra um pouco dos dias agitados que se vão vivendo na Guiné-Bissau: “Vivências, imagens e relatos sobre o grande continente – África vista pelos olhos de um branco“.

[2339]

Entry filed under: Blogosfera.

REFERENDO EM FRANÇA PABLO PICASSO (V)

1 Comentário

  • 1. catarina  |  31 Maio, 2005 às 1:19 am

    Obrigada, Leonel. Um beijinho. 🙂

    (a Lili leu isto, apanhou uma carrada de nervos e disse que ninguém a veria jamais em tempo algum a agradecer sem estar penteada e maquilhada e que eu me livrasse de cá vir em vez dela, mas eu vim. ;))


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2005
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @PortuGoal1: FT Luxembourg 0-6 Portugal. Much improved performance compared to Liechtenstein match. First 20 minutes & last 20 minutes e… 9 hours ago
  • RT @lachainelequipe: 6-0 : c'est une large victoire au Luxembourg pour le Portugal, qui a inscrit dix buts en deux matches pour les débuts… 9 hours ago
  • @Pinilla84 No meu tempo eram "pêra-doce"... 9 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: