PABLO PICASSO (V)

30 Maio, 2005 at 6:40 pm

Picasso Em 1917, conhece Stravinsky e aquela que seria a sua futura esposa, Olga Koklova (bailarina russa), com quem casaria no ano seguinte, nascendo em 1921 o seu filho Paul, o que o leva a preparar inúmeras pinturas com “a mãe e o filho”.

Na sequência do primeiro “manifesto surrealista”, do poeta francês André Breton, de 1924 (que advoga o papel do inconsciente e do sonho na actividade criativa, livre de preocupações racionais, morais ou estéticas), toma parte na primeira exposição Surrealista, conhecendo então Miro, Salvador Dali e o fotógrafo Man Ray.

Em 1932, apresenta exposições retrospectivas em Paris, ao mesmo tempo que surgia nas suas pinturas uma nova modelo, Marie-Thérèse Walter (que conhecera já em 1927, então com 17 anos).

Viaja até Espanha para assistir a corridas de touros, um dos temas que abordou em diversos trabalhos, sob diversas técnicas.

[2340]

Anúncios

Entry filed under: Da Vinci. Tags: .

"LILI", ILUSTRAÇÕES E GUINÉ "LIVE JOURNAL FRIENDS"


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2005
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: