400 ANOS DE D. QUIXOTE

16 Janeiro, 2005 at 12:24 pm 1 comentário

A 16 de Janeiro de 1605, era editado editado o primeiro exemplar de “O engenhoso fidalgo Don Quijote de la Mancha”, a obra-prima de Miguel de Cervantes, apenas completada, com a publicação da sua segunda parte, 10 anos depois.

A obra desenvolve-se em torno das peripécias da viagem de uma dupla com temperamento e pensamento opostos, o sonhador e instável aventureiro D. Qixote (cavaleiro andante, lutando contra “moínhos de vento”) e o seu fiel auxiliar, o escudeiro Sancho Pança (mais pragmático ou sensato), que se vão gradualmente transformando, por influência mútua e das circunstâncias que vão vivendo, traduzindo-se num retrato crítico da realidade social da época.

As comemorações dos 400 anos de D. Quixote, compreenderão edições especiais, exposições, congressos, para além de roteiros específicos por Castilla La Mancha (local da acção das aventuras de D. Quixote), por entre cidades como Cuenca, Guadalajara, Toledo, Albacete e Ciudad Real.

[1988]

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

REVISTA DA SEMANA "ESCRITA EM DIA"

1 Comentário

  • 1. Luiz Vaz's avatar Luiz Vaz  |  11 Fevereiro, 2005 às 1:24 am

    Participamos de um grupo teatral que montou em 2001 no Rio de Janeiro o espetáculo: Quixote. O Dom da Loucura!. Em abril deste ano o apresentaremos em uma remontagem no Congresso Mundial de Museus da Ciência que acontecerá no Riocentro. Parabéns Espanha. Parabéns humanidade!


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Janeiro 2005
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.