400 ANOS DE D. QUIXOTE
16 Janeiro, 2005 at 12:24 pm 1 comentário
A 16 de Janeiro de 1605, era editado editado o primeiro exemplar de “O engenhoso fidalgo Don Quijote de la Mancha”, a obra-prima de Miguel de Cervantes, apenas completada, com a publicação da sua segunda parte, 10 anos depois.
A obra desenvolve-se em torno das peripécias da viagem de uma dupla com temperamento e pensamento opostos, o sonhador e instável aventureiro D. Qixote (cavaleiro andante, lutando contra “moínhos de vento”) e o seu fiel auxiliar, o escudeiro Sancho Pança (mais pragmático ou sensato), que se vão gradualmente transformando, por influência mútua e das circunstâncias que vão vivendo, traduzindo-se num retrato crítico da realidade social da época.
As comemorações dos 400 anos de D. Quixote, compreenderão edições especiais, exposições, congressos, para além de roteiros específicos por Castilla La Mancha (local da acção das aventuras de D. Quixote), por entre cidades como Cuenca, Guadalajara, Toledo, Albacete e Ciudad Real.
[1988]
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.




1.
Luiz Vaz | 11 Fevereiro, 2005 às 1:24 am
Participamos de um grupo teatral que montou em 2001 no Rio de Janeiro o espetáculo: Quixote. O Dom da Loucura!. Em abril deste ano o apresentaremos em uma remontagem no Congresso Mundial de Museus da Ciência que acontecerá no Riocentro. Parabéns Espanha. Parabéns humanidade!