ANO INTERNACIONAL DA FÍSICA
Inicia-se hoje na Sede da UNESCO em Paris, o “Ano Internacional da Física”, prestando homenagem ao genial cientista Albert Einstein, no ano em que se comemora o centenário da fundação da física moderna, com a publicação, em 1905, na revista “Annalen der Physik” de quatro artigos seus, que viriam a constituir-se em novas bases da física.
Para além da formulação da Teoria da Relatividade restrita, foi em 1905 que Einstein confirmou a existência – até então meramente baseada em hipóteses – dos átomos, demonstrando experimentalmente a sua efectiva realidade física. No mesmo ano, revelaria também a natureza dual da luz, introduzindo a noção de fotões. E, com eles, a física quântica.
Einstein viria a ser distinguido com o prémio Nobel em 1921, graças à sua contribuição na explicação dos mecanismos dos efeitos fotoeléctricos (descobertos por Hertz em 1887), com aplicação generalizada nos nossos dias, por exemplo, nas iluminações que se ligam por si no crepúsculo, nas portas que se abrem automaticamente, nos painéis solares que fornecem energia, mas também nos CD’s ou DVD’s!
[1978]
Entry filed under: Sociedade.



