"A NOITE DO ORÁCULO" (II)
A trama inicia-se com a descoberta pelo protagonista, o escritor Sidney Orr, de uma papelaria de Brooklin, onde encontra um misterioso bloco de notas azul de fabrico português.
Este caderno constitui o ponto de partida para a escrita de uma história paralela («Tudo o que precisas é de encontrar uma história adequada a esse ponto de partida»), que nos conduz a Nick Bowen, personificando a parábola do homem que – num momento de corte, proporcionado pela extrema proximidade da morte – abandona a vida que leva e desaparece, em busca de uma “nova vida”, partindo do zero.
É a exploração de uma ideia associada à “efemeridade” da vida convencional, quando Nick, saído de casa por cinco minutos para colocar umas cartas no marco do correio, se dá subitamente conta que, ao escapar ileso de um acidente, a sua “velha vida acabou”, sendo-lhe conferida uma “nova vida”; apanha um táxi para o aeroporto e compra um bilhete só de ida para o primeiro voo, sem se preocupar com o destino.
Que o transporta até Kansas City, onde é o último cliente da carreira profissional de 34 anos de um curioso taxista, com um estranho hobby a que dedicou grande parte da sua vida, o “Departamento de Preservação Histórica”, a quem Nick, repentinamente descobrindo que a mulher – após tomar consciência do seu misterioso desaparecimento – lhe cancelara os cartões bancários, tem de recorrer como “empregador”.
Há 1 ano no Memória Virtual – Novos membros da União Europeia – Hungria (I)
[1851]
Entry filed under: Livro do mês.



