OBRIGADO "LIVE JOURNAL"
17 Janeiro, 2004 at 10:02 am 2 comentários
A comunidade portuguesa do “Live Journal” demonstrou – na sequência dos textos em que apresentei referência a alguns dos melhores “jornais” que tive oportunidade de conhecer -, quão única e especial é, quanta vitalidade tem, como são fortes os laços que a unem.
Motivado pelo fascínio que este “admirável mundo novo” exerce sobre mim (sobre nós…), tenho procurado, ao longo dos últimos 6 meses, abrir “novas janelas”, lançar novas pistas; em primeira análise, trata-se de uma descoberta pessoal, que me tem dado muito prazer compartilhar com quem me honra com a visita a esta página.
Comecei por “partir à descoberta” de “blogues” internacionais, passando pelo Brasil, Espanha, Galiza, França e Itália; em todas estas “viagens virtuais”, acabei por conhecer, além de excelentes páginas, alguns amigos.
Seguiu-se o levantamento dos principais factos relacionados com a “história dos blogues em 2003”, com a série de textos “2003 – Ano dos Blogues“, que me proporcionou também grande prazer, ao conhecer ou reviver alguns momentos mais marcantes e, também, novos amigos.
Sempre na procura de “novos mundos”, visitei também os “Blogues no Sapo“, de que dei referência de algumas boas páginas. Apraz-me também registar que – embora tenha escrito sobre o facto de não ter apreciado alguns dos “blogues” -, também neste “planeta” conheci amigos.
Faltava descobrir o “Live Journal”.
Conforme referi no primeiro texto desta pequena série, sabia que corria riscos ao falar de um tema que conheço mal; corri riscos de ser “injusto”; corri riscos de deixar de fora muitos outros bons “jornais”; corri riscos ao procurar “caracterizar” cada um deles (seria, necessariamente, uma caracterização mínima / minimalista); corri riscos de uma “apreciação apressada” (por limitações de disponibilidade de tempo); corri riscos ao “expor-me publicamente” com essa caracterização (que mais não pretendia ser do que uma brevíssima introdução a cada “jornal”).
Mas achei que valia a pena o risco, que devia “partilhar” o prazer que experimentei com as (breves) visitas que realizei, e o quanto apreciei os vossos textos e fotos; tendo por objectivo principal divulgar a boa qualidade média dos “jornais”, injustamente “desconhecidos” pela “blogosfera mainstream” (a do circuito das referências cruzadas, em torno de um pequeno conjunto de grandes “âncoras”).
Valeu a pena correr o risco de ver reacções de alguns dos autores das páginas citadas, que mostraram a sua satisfação e elogiaram a iniciativa.
A todos, quer aos que escreveram mostrando a sua satisfação, quer àqueles que não apreciaram tanto a ideia (a esses, as minhas desculpas se foi considerada uma “intromissão”), o meu Muito Obrigado! Continuem a dedicar-se aos vossos “jornais” e, se entenderem continuar a deixar-nos apreciá-los, maior seria a minha (nossa) satisfação.
[922]
Entry filed under: Blogosfera.
1.
Mário | 18 Janeiro, 2004 às 9:52 pm
Depois de teres divulgado tanto weblog diferente e de tanto país, tenho pena que tenha sido com weblogers nacionais que tenhas tido reacções negativas.
Mas que isso não te desmotive.
Um abraço
2.
petra | 19 Janeiro, 2004 às 10:22 am
Caro Leonel
Acho que é o Livejournal quem te deve agradecer o levantamento. Como frisaste, e bem, existem espaços com uma qualidade acima da média (e, atrevo-me a dizer, bastante superiores a alguns ultra-citados entre o universo blogspot) que têm passado ao lado dos observadores da blogoesfera em geral. Muitas vezes tenho conversado com pessoas que só me têm mostrado até que ponto desconhecem o que é a realidade do Livejournal e que se baseiam em critérios pós-pacheco pereira para criticar os conteúdos do livejournal e a forma como os utilizadores se relacionam entre si, não procurando sequer contextualizar o que fazemos ali.
Quanto a mim, só posso agradecer-te o tempo que dedicaste, tanto ao meu espaço quanto aos outros.
Um abraço
Petra