2003 – "PEQUENO BALANÇO" (II)
A nível internacional, a guerra do Iraque, iniciada pelos EUA, com o apoio do Reino Unido, mas contrariamente à posição geral da União Europeia, parecia ter, ao fim de 18 dias de rápida acção militar, um desfecho que deveria proporcionar o ultrapassar da crise e uma pronta devolução do Iraque aos iraquianos; afinal, viria a ser a continuação de um grande equívoco, ainda sem resolução à vista.
Um equívoco que custou o desaparecimento de uma grande figura mundial, não obstante, aparentemente já “esquecida”: Sérgio Vieira de Mello.
2003 foi também marcado (na sua fase inicial) pela “Pneumonia atípica”, geradora, a determinado momento, de um princípio de “histeria” colectiva a nível mundial, com o que se viria felizmente a revelar como um excessivo alarmismo – sem esquecer, claro, as vítimas que provocou, principalmente na China e no Canadá.
Continuou a assistir-se também ao aumento das desigualdades entre ricos e pobres, com uma parte muito substancial dos países do mundo a viver abaixo dos padrões mínimos de “qualidade de vida”, de uma forma inimaginável para quem apenas conhece a realidade europeia.
Um pouco por todo o mundo, subsistem conflitos, agravados em 2003 por algumas tragédias naturais, cujo último exemplo foi o terramoto no Irão.
[890]
Entry filed under: Tema livre.



