1º "POST" – FLOR DE OBSESSÃO – 20.06.2003
“ON YOUR MARKS, GET SET…: A partir de hoje, amigos, estamos aqui num novo blog chamado «Flor de Obsessão». Este nome, como muitos sabem, é uma referência ao dramaturgo Nelson Rodrigues que será um dos padroeiros desta página.
«Flor de Obsessão» foi uma de muitas expressões geniais inventadas por Nelson Rodrigues (e a selecção dessas melhores frases, organizada pelo magnífico Ruy Castro, foi editada justamente com este título). Escolhi-a porque ela ressalta o lado de Nelson Rodrigues que mais me interessa. Nelson Rodrigues definia-se como uma caprichosa e dedicada «flor de obsessão» e a sua faceta de obsessivo tímido e repetitivo, de crítico desvairado de comportamentos é uma coisa que não pára de me espantar.
Quanto mais o leio, mais me apercebo do seu intenso e provocador lirismo, da radicalidade das suas escolhas, da sua «reivindicação de pureza» como muito bem observou o Francisco José Viegas num óptimo post que dedicou ao escritor brasileiro. E digo-vos que sou tudo menos insensível ao modo como Nelson Rodrigues tratava a língua portuguesa, à sua insistência no adjectivo, ao vigor admirável dos seus parágrafos, aos começos e finais dos seus textos (de uma beleza fulgurante, conradiana.
Falaremos muito de Nelson Rodrigues por aqui. Tal como ele, considero-me um escravo da forma, com todos os perigos e adversidades que isso comporta. Pois é: 2 mil anos de civilização, a Crítica da Razão Pura, a física quântica mas esta dependência da forma, do estilo, a sonoridade de um bom adjectivo é algo que não conseguimos erradicar por mais que tentemos. E olhem que já tentámos. Todos. Voltarei a este assunto muitas vezes daqui para a frente. Resta-me desejar que passem por aqui quando vos apetecer. Este blog é vosso”.
[789]
Entry filed under: 1º "Post".



