1º "POST" – BLOG DE ESQUERDA – 01.01.2003
“O PRIMEIRO DIA. Hoje, 1 de Janeiro de 2003, nasce um novo espaço de pensamento e opinião – sobre política e cultura, mas não só – no ciberespaço português. Como é evidente, não pretendemos inventar a pólvora. Desejamos apenas aproveitar esta admirável ferramenta que a Internet nos oferece para chegarmos ao maior número de amigos e cúmplices, tanto no campo da discussão de ideias políticas como na partilha de entusiasmos (ou repugnâncias) intelectuais. Sobretudo, queremos dizer de nossa justiça, num momento histórico em que as direitas vão ganhando um peso cada vez maior, não apenas nos aparelhos do poder político e na esfera económico-financeira, mas também no plano da influência mediática e do combate ideológico.
Com uma guerra à porta e os efeitos securitários do 11 de Setembro a fazerem-se sentir cada vez mais, é imperioso separar as águas. É preciso apontar o dedo, desmascarar as mecânicas de um capitalismo que se alimenta das suas fraquezas e denunciar – sempre, sempre, sempre – as injustiças que os outros calam ou ignoram. Uma esquerda que não seja capaz de remar contra a fortíssima maré conservadora e neo-liberal, é uma esquerda que não vale a pena e que está condenada, a médio prazo, a desaparecer. Ou, o que é pior, a tornar-se um ornamento folclórico.
Aqui, no Blog de Esquerda, estamos disponíveis para todos os debates, todos os diálogos, todos os recomeços. Com uma certeza: ser de esquerda, a sério, é hoje mais importante do que nunca. E nós não vamos faltar à chamada.
PS: Durante as duas primeiras semanas, este blog funcionará em circuito fechado. Vamos aprender a trabalhar com isto, estabelecer hábitos e rotinas, procurar um ritmo certo. Só depois, quando a máquina estiver afinada, começaremos a divulgação deste espaço e faremos os convites a eventuais colaboradores. Nós gostávamos muito que o Blog de Esquerda se transformasse num forum aberto a todos os que se sentem à esquerda das esquerdas convencionais. Gostávamos que fosse um lugar de encontros e partilhas, aprendizagens e discordâncias, polémicas e barricadas.
Nós estaremos cá, para o que der e vier. Quem quiser aderir à causa, com “posts” ou sugestões, pode contactar-nos nos seguintes e-mails:
José Mário Silva – josemariosilva@hotmail.com; josemariosilva@netcabo.pt
Manuel Deniz – manuel.silva@noos.fr”.
[681]
Entry filed under: 1º "Post".



