EURO 2008 – Grupo C – 3ª jornada

17 Junho, 2008 at 9:41 pm Deixe um comentário

FrançaItália0-2

Combinando uma dose de infelicidade – a lesão de Franck Ribéry aos 10 minutos – com algumas opções estratégicas duvidosas (a colocação de Eric Abidal, um defesa lateral, a central), a França, a quem o único resultado que lhe interessava para poder manter aspirações era a vitória, acabou por, na pior exibição na prova, ser justamente derrotada pelos Campeões do Mundo, numa “reedição” da Final do Mundial de 2006.

Eric Abidal já havia denotado sinais de intranquilidade (inadaptação?) quando, logo aos 24 minutos, se viu obrigado a recorrer à falta dentro da área, a qual seria sancionada com grande penalidade… e expulsão do reconvertido defesa central francês.

Com Pirlo a não dar hipóteses de defesa na conversão da grande penalidade, a Itália colocava-se em vantagem no marcador (que já antes fizera por merecer)… e numérica.

Nos minutos imediatos ficou a sensação que o jogo estava resolvido, com a Itália a desperdiçar mais algumas oportunidades para elevar o marcador. Contudo, a França conseguiria ainda, nomeadamente por via de lances de bola parada, assustar os italianos, chegando mesmo a exigir a excelente intervenção de Buffon.

Com o segundo golo – conjugado com as boas notícias que chegavam de Berna, do Holanda-Roménia – a Itália, obrigada a “puxar dos galões” de Campeão do Mundo, confirmava a recuperação na classificação do Grupo, alcançando o segundo lugar e assim garantindo lugar nos 1/4 Final, que disputará frente à Espanha… privada de Andrea Pirlo e de Gennaro Gattuso, que viram hoje o segundo cartão amarelo na prova.

Já a França, despede-se assim, sem honra nem glória, com o último lugar no Grupo, apenas 1 ponto e 1 solitário golo marcado (frente à Holanda) face a 6 (!) golos sofridos.

Estão já definidos três encontros dos 1/4 Final: Portugal – Alemanha e Croácia – Turquia… cujos vencedores se enfrentarão nas 1/2 Finais; e Espanha – Itália. A Holanda aguarda ainda para conhecer o seu adversário, o qual será definido amanhã: Suécia ou Rússia?

França Grégory Coupet, François Clerc, William Gallas, Eric Abidal, Patrice Evra, Jérémy Toulalan, Claude Makelele, Sidney Govou (66m – Nicolas Anelka), Franck Ribéry (10m – Samir Nasri – 26m – Jean-Alain Boumsong), Karim Benzema e Thierry Henry

Itália Gianluigi Buffon, Gianluca Zambrotta, Christian Panucci, Giorgio Chiellini, Fabio Grosso, Andrea Pirlo (55m – Massimo Ambrosini), Daniele De Rossi, Gennaro Gattuso (82m – Alberto Aquilani), Simone Perrotta (64m – Mauro Camoranesi), Luca Toni e Antonio Cassano

0-1 – Andrea Pirlo – 25m – grande penalidade
0-2 – Daniele De Rossi – 62m

“Melhor em campo” – Daniele De Rossi

Amarelos – Patrice Evra (18m), Sidney Govou (47m), Jean-Alain Boumsong (72m) e Thierry Henry (85m); Andrea Pirlo (44m), Giorgio Chiellini (45m) e Gennaro Gattuso (54m)

Cartão vermelho – Eric Abidal (24m)

Árbitro – Luboš Michĕl (Eslováquia)

Estádio Letzigrund – Zurich (19h45)

Entry filed under: Euro-2008.

EURO 2008 – Grupo C – 3ª jornada EURO 2008 – Grupo C – Classificação final

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.