Historial do Campeonato Europa Futebol (X)
4 Junho, 2008 at 2:05 pm Deixe um comentário
X – 1996 (Inglaterra)
A X edição do Campeonato da Europa, com a Fase Final em Inglaterra, viu nascer uma nova geografia na Europa, pós-queda do Muro de Berlim e na sequência da desintegração da URSS e da Jugoslávia, fazendo explodir as nacionalidades, o que originou que o número de países participantes aumentasse para 48, com as estreias de: Arménia, Azerbeijão, Bielorrússia, Estónia, Geórgia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Ucrânia, Croácia, Eslovénia, Eslováquia, Macedónia e Israel (assimilado à Europa, em termos futebolísticos).
Tal obrigou a um novo formato da prova: 8 grupos, constituídos por 6 países, apurando os vencedores e os 6 melhores 2º classificados, obrigando os restantes 2 a um playoff para apurar o 15º finalista, a juntar-se ao país organizador.
Portugal faria uma excelente campanha, sendo vencedor do seu grupo, com a maior vantagem para o 2º classificado (Irlanda) de todos os grupos (6 pontos) e sendo a segunda selecção mais goleadora.
Na Fase Final, pela primeira vez com 16 finalistas, um “mini-Campeonato do Mundo”; a Inglaterra, Holanda, França e Espanha conseguiriam “com naturalidade” o apuramento para os ¼ final; a Alemanha e a R. Checa afastariam a Itália; por fim, Portugal conseguiria mais uma proeza, vencendo o grupo, eliminando o campeão europeu em título (Dinamarca), qualificando-se conjuntamente com a Croácia.
(EURO 2008 via Twitter)
Entry filed under: Euro-2008.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed