Eleições Presidenciais EUA – 2008 (XXXII)
3 Junho, 2008 at 7:51 am Deixe um comentário
![]()

Conclui-se hoje o longo processo – iniciado a 3 de Janeiro, no Iowa – de votações Primárias Democratas para nomeação do candidato às eleições presidenciais nos EUA, de 4 de Novembro próximo, com as eleições em Montana e South Dakota, elegendo, respectivamente, 16 e 15 delegados à Convenção.
Depois das votações nos restantes 48 Estados, do Distrito Federal de Washington, do Estado associado de Porto Rico, de Samoa e dos “Democratas no Estrangeiro”, Barack Obama soma um total de 1 739,5 delegados eleitos, face a 1 624,5 de Hillary Clinton, remanescendo ainda por reafectar 14,5 delegados atribuídos a John Edwards.
Contando com as projecções relativamente a “Superdelegados”, agora actualizadas para uma vantagem de Obama em Hillary Clinton, por 336 – 296, Barack Obama totalizará assim 2 075,5 “votos” de representantes na Convenção a realizar em Denver de 25 a 28 de Agosto… necessitando apenas de mais 42,5 para atingir o almejado número de 2 118, que lhe garantirá a nomeação.
Não obstante, e independentemente das sondagens, que conferem vantagem a Obama em ambos os Estados, Hillary Clinton já anunciou que não abdicará amanhã, prevendo-se que desenvolva ainda um périplo no sentido de procurar atrair votos de “Superdelegados” a seu favor. Resta saber até onde / quando irá a persistência de Hillary Clinton.
Entry filed under: Eleições EUA - 2008.




Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed