BLOGOSFERA EM 2005 (XXV)

2 Março, 2006 at 8:37 am Deixe um comentário

A intervenção final do II Encontro de Weblogs foi assegurada por José Luis Orihuela (e-Cuaderno), que encerraria com “chave-de-ouro” esta reunião de bloggers e estudantes universitários.

Iniciou a sua comunicação apontando 10 chaves para a compreensão do impacto dos blogues:

1. Do “iceberg” ao “geiser” – estima-se que haja hoje já 100 milhões de blogues em todo o mundo; já (quase) toda a gente tem um blogue.

2. “Killer applications” – o surgimento de diversos serviços online (tendencialmente grátis) que potenciaram a expansão dos blogues (Bloglines, Skype, Flickr, Technorati, del.icio.us, WordPress, Mozilla Firefox, …).

3. “Social Media” – emergência de “meios sociais” (exemplo: wikipedia, “we the media” e “we media” – estudos online).

4. “Corporate blogging” – tendência crescente dos blogues como ferramenta de comunicação empresarial (para comunicação internamente e gestão de projectos).

5. “Commercial blogging” – proliferação de anúncios nos blogues (“ad-words”).

6. “Media blogs” – os próprios meios de comunicação tradicionais acabaram por criar os seus próprios blogues.

7. RSS + Tagging – a sindicância de conteúdos e a “etiquetagem” (palavras-chave associadas a cada texto) facilitou decisivamente a leitura / consulta dos blogues que mais nos interessam.

8. “Podcasting” – inclusão de som nos blogues (rádios “personalizadas”, “navegáveis”).

9. “Googleization” – afirmação do “império Google” no mundo da blogosfera, com uma série de aplicações: Google Talk, Google Blog Search, Google Mail, … Será a Google a próxima “Microsoft”?

10. “Infopollution” – A “boa notícia” é que todos podemos publicar os nossos textos / fotos; a “má notícia” é que… todos podemos publicar!… O valor de qualquer infromação é condicionado pela probabilidade de que possa ser encontrada. A equação proposta foi: – ruído + valor = blogues temáticos

Concluiria a sessão com a apresentação de 5 pistas de evolução futura deste fenómeno:

1 – Convergência – social networking + RSS + wikis + e-mail + …

2 – Novos formatos multimedia – videoblogues, audioblogues e a “portalização” dos blogues (com um interface mais “amigável” e com um índice global disponível no corpo da página).

3 – “Blogonomics” – empresas, instituições e mesmo meios de comunicação acabarão por contratar bloggers para manter os seus blogues “institucionais”.

4 – “Web 2.0” – a Internet “das pessoas”; já não um “mero repositório” de informação dispersa, mas um lugar de encontro, de intercâmbio, construído de forma colaborativa por todos os intervenientes.

5 – “Blogosfera 3.0” – depois da “blogosfera 1.0” (de 1992 a 1999, desde o What’s New até ao surgimento da plataforma blogger) e da “blogosfera 2.0” (de 1999 a 2004 – até à palavra blogue como “word of the year”), é altura de entrar em acção a “blogosfera 3.0” (desde a AOL – Weblogs Inc. até EPIC).

Pode saber mais sobre o II Encontro de Weblogs, aqui.

Entry filed under: "Blogosfera" em 2005.

MUNDIAL 2006 (LXXV) – 1982 JANELA DO CAPÍTULO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2006
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: