MUNDIAL 2006 (LXXV) – 1982

1 Março, 2006 at 6:08 pm Deixe um comentário

Espanha - 1982Pela primeira vez uma Fase Final de um Mundial (na sua XII edição) acolhia 24 selecções, das 109 inscritas à partida; com este alargamento, a fase de qualificação para o Mundial de 1982, na sua zona Europeia, consistiu na formação de 6 Grupos de 5 selecções (apurando-se as 2 primeiras de cada Grupo) e 1 Grupo de 3 selecções (apurando o vencedor), a juntar ao país organizador (Espanha) – formando um contingente total de 14 selecções europeias – e ao Campeão em Título (Argentina).

Na América do Sul, Brasil, Peru e Chile qualificaram-se também, à custa do Uruguai.

Na Zona da América do Norte, Central e Caraíbas, apurar-se-iam o tradicional México, as Honduras e El Salvador.

A N. Zelândia representaria a Oceânia, depois de uma maratona de 15 jogos de qulificação, afastando no último minuto a China; no percurso, estabeleceriam alguns records: melhor marcador (com 44 golos!), 9 jogos sem sofrer golos e uma histórica vitória de 13-0 sobre as Ilhas Fiji (em 16.08.1981). A Ásia apenas seria representada pelo Kuwait.

Finalmente, no continente africano, Argélia e Camarões aprestavam-se para mostrar ao mundo o “perfume” do seu futebol.

Portugal, integrado num Grupo considerado “acessível” – e com enormes expectativas de marcar presença na vizinha Espanha – teria uma pobre campanha, terminando em penúltimo do Grupo, apenas à frente de Israel (com quem teve uma das mais “comprometedoras” derrotas da sua história, por 1-4); Escócia e a surpreendente I. Norte seriam os apurados no Grupo (eliminando a Suécia), elevando a representação do contingente britânico na Fase Final a 3 participantes (com a Inglaterra), apenas o P. Gales não logrando o apuramento.

Num grupo muito disputado, a França teria de sofrer bastante para chegar ao 2º lugar, após a Bélgica, eliminando a Irlanda… e o bi-vice-campeão do Mundo, a Holanda! De fora ficariam também, entre outros, a Bulgária, a Roménia e a emergente Dinamarca. Um dos países mais poderosos da actualidade, a Turquia, fechava a sua campanha de apuramento com 8 derrotas em 8 jogos (a par do Chipre e Luxemburgo… sendo esta última a única equipa que a Grécia conseguiu então superar).

A RFA alcançaria o pleno, com 8 vitórias em 8 jogos (entre os quais as goleadas de 8-0 à Albânia e 7-1 à Finlândia), com um total de 33 golos marcados e apenas 3 sofridos!

Áustria, URSS, Checoslováquia, Hungria, Jugoslávia, Itália e Polónia seriam os outros representantes europeus na Fase Final da prova.

Entry filed under: Mundial 2006.

BLOGOSFERA EM 2005 (XXIV) BLOGOSFERA EM 2005 (XXV)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2006
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @aginnt: "Lockdown has been linked to an increase of almost 900 cancer patients dying at home, official figures reveal." ~2.5K COVID fa… 2 hours ago
  • @Vega9000 27+40+8 2 hours ago
  • RT @elespanolcom: 🔴 #ÚLTIMAHORA | España registra 2.045 nuevos casos de coronavirus desde el viernes: “Hay un aumento en 15 provincias” htt… 7 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: