MUNDIAL 2006 (LXXV) – 1982
1 Março, 2006 at 6:08 pm Deixe um comentário
Pela primeira vez uma Fase Final de um Mundial (na sua XII edição) acolhia 24 selecções, das 109 inscritas à partida; com este alargamento, a fase de qualificação para o Mundial de 1982, na sua zona Europeia, consistiu na formação de 6 Grupos de 5 selecções (apurando-se as 2 primeiras de cada Grupo) e 1 Grupo de 3 selecções (apurando o vencedor), a juntar ao país organizador (Espanha) – formando um contingente total de 14 selecções europeias – e ao Campeão em Título (Argentina).
Na América do Sul, Brasil, Peru e Chile qualificaram-se também, à custa do Uruguai.
Na Zona da América do Norte, Central e Caraíbas, apurar-se-iam o tradicional México, as Honduras e El Salvador.
A N. Zelândia representaria a Oceânia, depois de uma maratona de 15 jogos de qulificação, afastando no último minuto a China; no percurso, estabeleceriam alguns records: melhor marcador (com 44 golos!), 9 jogos sem sofrer golos e uma histórica vitória de 13-0 sobre as Ilhas Fiji (em 16.08.1981). A Ásia apenas seria representada pelo Kuwait.
Finalmente, no continente africano, Argélia e Camarões aprestavam-se para mostrar ao mundo o “perfume” do seu futebol.
Portugal, integrado num Grupo considerado “acessível” – e com enormes expectativas de marcar presença na vizinha Espanha – teria uma pobre campanha, terminando em penúltimo do Grupo, apenas à frente de Israel (com quem teve uma das mais “comprometedoras” derrotas da sua história, por 1-4); Escócia e a surpreendente I. Norte seriam os apurados no Grupo (eliminando a Suécia), elevando a representação do contingente britânico na Fase Final a 3 participantes (com a Inglaterra), apenas o P. Gales não logrando o apuramento.
Num grupo muito disputado, a França teria de sofrer bastante para chegar ao 2º lugar, após a Bélgica, eliminando a Irlanda… e o bi-vice-campeão do Mundo, a Holanda! De fora ficariam também, entre outros, a Bulgária, a Roménia e a emergente Dinamarca. Um dos países mais poderosos da actualidade, a Turquia, fechava a sua campanha de apuramento com 8 derrotas em 8 jogos (a par do Chipre e Luxemburgo… sendo esta última a única equipa que a Grécia conseguiu então superar).
A RFA alcançaria o pleno, com 8 vitórias em 8 jogos (entre os quais as goleadas de 8-0 à Albânia e 7-1 à Finlândia), com um total de 33 golos marcados e apenas 3 sofridos!
Áustria, URSS, Checoslováquia, Hungria, Jugoslávia, Itália e Polónia seriam os outros representantes europeus na Fase Final da prova.
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed