JOSÉ MOURINHO
3 Maio, 2005 at 10:25 pm 4 comentários
Em três anos ao mais alto nível, José Mourinho conquistou 8 títulos: 3 vezes campeão nacional (pelo FC Porto, em 2003 e 2004; pelo Chelsea, em 2005); a Taça UEFA (2003) e a Liga dos Campeões (2004), ambas pelo FC Porto; a Taça de Portugal (2003); a Supertaça portuguesa (2004); a Taça da Liga de Inglaterra, vencendo o Liverpool na final (2005).
Uma carreira coroada de êxitos… até hoje.
Mourinho tinha hoje o jogo “mais difícil” da sua carreira, nas 1/2 finais da Liga dos Campeões. Ao perder por 1-0 frente ao Liverpool, Mourinho vê-se obrigado a fazer uma pausa na senda vitoriosa que o caracteriza.
Mas perdeu com um competidor à altura: Rafael Benitez, o espanhol que treina o Liverpool é – tal como Mourinho – um dos melhores treinadores do mundo e, ao 5º jogo da época entre as duas equipas, conseguiu finalmente vencer o Chelsea.
Mourinho arriscou, confiando na solidez da sua equipa (com uma única derrota em 35 jogos da Liga inglesa!); contudo, este Chelsea encontra-se ainda em fase de crescimento; apesar de solidária, não é ainda uma equipa tão compacta como a que o FC Porto exibiu pela Europa na época passada.
Ao deixar levar a decisão da eliminatória para Liverpool, ficou sujeito às contingências do jogo; a este nível – frente a uma equipa que, em 4 jogos (1/4 final e 1/2 finais) com a Juventus e o Chelsea, não sofreu nenhum golo! – qualquer imponderável pode decidir uma eliminatória (desde o não se saber sequer se no golo do Liverpool a bola entrou por completo na baliza; até ao facto de o islandês Gudjonsson ter tido o golo da vitória nos pés aos 96 minutos…).
Esta será porventura uma etapa importante no crescimento de Mourinho. Esta derrota – e o “aprender a perder” – será concerteza a semente de futuras vitórias.
Parabéns José Mourinho!
[2248]
Entry filed under: Desporto. Tags: Futebol, Liga Campeões.
1.
morfeu | 3 Maio, 2005 às 11:04 pm
…subscrevo…tb me parece que falta alguma criatividade…tipo Deco…
Saudações
Morfeu
2.
Eufigénio | 3 Maio, 2005 às 11:21 pm
Aqui concordo, a achar que agora sim, depois da primeira grande “contrariedade”, altura para os parabens por tudo o que já alcançou ( a ver vamos se o verniz agora não vai estalar)
3.
gatinnhu | 5 Maio, 2005 às 11:37 pm
Só existe uma coisa a dizer em relação a este homem
e so por esta derrota na meia final da champions league se ve o grande homem e desportista que é..sabe perder!sim.. ele admitiu,e o jornal daily mirror considerou isto o facto do ano!como diz o velho mestre, é um mago do futebol..
4.
Victor Duarte | 8 Maio, 2005 às 4:51 pm
Eu sou suspeito para fazer qq comentário sobre mourinho pq venero o seu desempenho e a sua personalidade. Mourinho é um fenómeno! Em Portugal fez o q fez com poucos recursos e com jogadores vulgares, que nas suas mãos se tornaram nos melhores do mundo nas suas posições. Ex: P.F erreira, R.Carvalho, Maniche e Deco.
Em Ingaterra, mesmo com recursos quase ilimitados, despachou as principais vedetas (Veron e Crespo)e contruiu uma equipa de jogadores ambiciosos e motivados…