LUÍSA SCHMIDT
15 Outubro, 2004 at 12:31 pm 1 comentário
Outra personalidade a quem aqui quero prestar uma singela “homenagem” é Luísa Schmidt, uma das pessoas que mais tem feito em prol da defesa do Ambiente em Portugal, tendo ganho, em 2003, o “Prémio Internacional de Comunicação Ambiental” pelo seu trabalho pioneiro e extraordinária dedicação aos assuntos ambientais.
Tive o privilégio de, ainda “caloiro”, ter sido seu aluno de Sociologia no ISCTE (infelizmente, durante um curto período de tempo), dava então Luísa Schmidt os “primeiros passos” na carreira de docente.
Licenciada em Ciências Humanas e Sociais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, começou por ser Assistente no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, tendo depois transitado para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Concretizou o Doutoramento em Sociologia, também no ISCTE.
Dedicou-se à investigação na área da Sociologia do Ambiente, escrevendo semanalmente, durante anos, artigos para a revista do jornal “Expresso”, a face mais visível da sua intervenção, sendo também autora de vários livros sobre esta temática.
Fez também parte do Membro do Conselho Geral do Instituto do Consumidor. Foi ainda fundadora e membro da direcção do “OBSERVA”, o observatório da opinião pública sobre esclarecimento e preocupações ambientais em Portugal.
Mais recentemente, é responsável pela autoria de uma série de documentários «Portugal – Um Retrato Ambiental», exibida pela RTP, desde o passado mês de Setembro.
[1784]
Entry filed under: Sociedade.




1.
beatriz | 3 Novembro, 2004 às 9:48 pm
Tem um livro O Evangelho Segundo Maria, que foi escrito antes do Código Da Vinci e é muit mais interessante. Baseia-se num documento cóptico, datado do século II. É muito melhor que o livro de Dan Brown
Beatriz