"ALTERNATIVA"
Há alguns dias atrás, os nossos amigos “bloggers” Nuno Peralta e Rui Branco lançaram um repto – em primeira análise à comunidade “bloguística”, mas extensível a todos os portugueses – o de encontrar uma “alternativa ao bloco central”:
“Queremos uma Alternativa Real ao Bloco Central. Acreditamos na liberdade. Na liberdade de expressão. Na liberdade de iniciativa. Mas também defendemos a responsabilidade. E defendemos que quem clama por direitos não se pode esquecer dos seus deveres. Não há por aí mais gente desiludida com os partidos de poder, que se posicione ideologicamente ao centro, interessada em criar um movimento político que condicione o actual “bloco central”? Alguém que se preocupe com o futuro do país e que queira fazer algo, levar avante as reformas necessárias, sem objectivos de carreirismo partidário? Como fazer? Vamos a ver.”
Uma “alternativa” – pelo menos, da forma como interpreto o repto -, que não terá necessariamente de passar pela “institucionalização” ao nível da formação de (mais) um partido político (sem que tal hipótese seja contudo excluída).
Antes, um “movimento” que procure afirmar um conjunto de posições, ideias, propostas e, obviamente, também colocar algumas “questões pertinentes”, que possa contribuir para que haja uma mudança no actual quadro de alguma “estagnação”.
Nesta fase, parece importante “agitar um pouco as águas”, procurar ganhar alguma “massa crítica”, de forma a conseguir fazer com que se ouça “esta voz”… de insatisfação perante o actual estado da vida pública portuguesa.
Como escrevi antes, trata-se de um movimento eventualmente algo idealista, mas como se diz no “blogue” entretanto criado (“Alternativa“): “Se fosse fácil, outros já o teriam feito“…
[1785]
Entry filed under: Blogosfera.