"O CÓDIGO DA VINCI" (V)

15 Outubro, 2004 at 8:20 am

Terminando estas notas com um elemento fulcral do argumento: o “Concílio de Niceia”…

Foi nesta “reunião magna” – realizada em Niceia (actual Iznik, na Turquia) no ano 325, por convocação do Imperador Constantino, reunindo cerca de 300 bispos – que terão sido decididos quais os evangelhos a incluir no Novo Testamento (facto não comprovado historicamente – apesar da ligação que o livro pretende fazer aos “Manuscritos Coptas”, como fazendo parte desses “Evangelhos Perdidos”), tendo sido igualmente deliberado sobre o carácter divino (e, portanto, não mortal) de Jesus Cristo, a par do “Credo Niceno”, da formulação da doutrina da Santíssima Trindade de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

Destas deliberações da Igreja (tomadas mais de 3 séculos depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo), decorreria que Cristo, não sendo “um mortal terreno”, não poderia casar, tese que é posta em crise na presente obra.

A concluir: “O Código Da Vinci”, é, necessariamente, uma obra de “leitura obrigatória”!

Sem perder de vista que se trata de uma obra de ficção, que se auto-define como “romance”, devendo constituir portanto pretexto para ler, reflectir… e pesquisar!

…Sem verdades absolutas!

Há 1 ano no Memória Virtual – Retenção vs. Promoção automática

[1783]

Entry filed under: Livro do mês.

1 ANO DE MEMÓRIA VIRTUAL NO WEBLOG LUÍSA SCHMIDT


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2004
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @2010MisterChip: Nacionalidades que han aportado más goles en las tres primeras jornadas de la fase de grupos de la Champions League #UC34 minutes ago
  • RT @JSnotario: Mais uma vergonha na AR e parabéns a quem considera isto enquadrável num sistema Democrático 2 hours ago
  • RT @castrojr76: Ainda sou do tempo que a Taça de Portugal era jogada às 15H nos campos dos clubes sem estas patetices. Isto é estragar a… 5 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: