EURO 2004 – “OS 23”
19 Maio, 2004 at 7:35 pm 2 comentários
Sobre a convocatória de Luís Filipe Scolari: sem grandes surpresas, manteve a coerência com o que tinha afirmado sobre o 3º guarda-redes (seria um jovem, daí a opção “natural” por Moreira – apesar de ter chegado a “garantir” que quem fosse ao Europeu de Esperanças não iria à selecção principal…); a única alteração de relevo é a chamada de Maniche, em detrimento de Boa Morte. A partir de agora, estes 23 deverão passar a ser “a nossa equipa”; devemos dar-lhes um claro voto de confiança e todo o nosso apoio!
Moreira, Quim e Ricardo; Paulo Ferreira, Miguel, Fernando Couto, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Beto, Nuno Valente e Rui Jorge; Costinha, Maniche, Petit, Tiago, Figo, Cristiano Ronaldo, Deco, Rui Costa e Simão; Hélder Postiga, Nuno Gomes e Pauleta: todos pertencem a um único clube… têm a responsabilidade de defender até à exaustão as cores de Portugal. Vamos a isso “rapazes”!
Como escreve Manuel Queiró hoje no “Público”: “[…] é sobretudo um jogo que é um fenómeno mundial, e não há sociedades saudáveis sem uma dimensão lúdica. Em Portugal é das poucas actividades em que somos verdadeiramente competitivos. E faz pela imagem do país e pela nossa auto-estima o que nenhuma política ou campanha conseguirá fazer.”
[1324]
1.
Anjo élico | 19 Maio, 2004 às 8:08 pm
Então não somos saudáveis! A dimensão lúdica neste país extravasa um pouco a salutar vivência do fenómeno desportivo. Ele é os apitos e a mais das vezes o facciosismo dos adeptos (pouco há quem saiba perder) e dos actores sociais na pele de dirigentes e equipa técnica.
A imagem do país deve de facto muito ao futebol: engalanou-se com 10 novos estádios! Veremos o que o futuro lhes reserva (exceptuando o dos grandes!).
Ao menos deixa-me concordar contigo: .têm a responsabilidade de defender até à exaustão as cores de Portugal.
2.
Pedro Santos | 19 Maio, 2004 às 8:28 pm
Já que não resta mais nada de que nos orgulhemos…