HERDEIROS (III)
No que à música respeita, os exemplos que aqui recordo são: Julio Iglesias e os filhos Enrique e Julio; Paul McCartney e a filha Stella McCartney; Elis Regina e Maria Rita; e Ravi Shankar e Norah Jones.
Enrique e Julio Iglesias Jr. não terão tido também facilidades em se “libertar” da presença “tutelar” do pai (principalmente o segundo, com um estilo de música similar). E, no entanto, Enrique e o pai “competem” hoje, chegando a “defrontar-se” em tournées simultâneas, tornados “rivais à força” pelos seus agentes promotores de espectáculos, em Espanha e na comunidade hispânica de Miami. Isto, claro, sem esquecer os respectivos “públicos-alvo”, um pouco à imagem das respectivas idades. Julio Jr., com uma carreira mais “oscilante” não terá conseguido ainda impor-se definitivamente pelo que realmente é, sem o estigma de assinar com o mesmo nome do pai.
No caso da filha de Paul McCartney, Stella McCartney, uma forma de “tornear” as dificuldades em “saír da sombra do pai”, poderá ter sido a opção por uma carreira noutra área. Aos 31 anos, Stella impôs o seu nome no mundo da moda, sendo hoje uma famosa estilista, com uma marca reconhecida.
Maria Rita nunca quis cantar uma música de Elis. Talvez porque a voz da filha seja a voz da mãe; a genética a ditar as suas leis… (Maria Rita é também filha do pianista César Camargo Mariano). Mas, inegavelmente, o talento de Maria Rita pertence-lhe por inteiro; apesar de, com 26 anos, estar ainda na fase de lançamento da carreira (um único disco editado), não será difícil augurar-lhe “altos voos”. Até porque Elis é um “mito”, sempre presente na sua “ausência” (desde os 4 anos da filha), o que pode de alguma forma facilitar o percurso próprio e autónomo de Maria Rita.
Também Norah Jones poderá de alguma forma beneficiar de, tendo o pai Ravi Shankar no mundo da música (aos 83 anos, um dos maiores “músicos” dos tempos modernos), “não competir directamente com ele”, afirmando-se na sua “independência”, por via dos 5 Grammy Awards que conquistou já, numa evolução para o mundo do jazz, à margem da herança da música clássica indiana. Na cena musical, encontra-se igualmente a irmã Anoushka Shankar, partilhando mais estreitamente o palco com o pai.
[1325]
Entry filed under: Tema livre.