EURO 2004 (XXXVI) – 1992

17 Maio, 2004 at 6:05 pm

A magia do futebol levada ao cume: na IX edição do Campeonato da Europa, cuja fase final foi disputada na Suécia, o último classificado da edição anterior sagrou-se Campeão da Europa.

Mais insólito ainda: a Dinamarca, vencedora da prova, havia sido eliminada na fase de qualificação, ao classificar-se em 2º lugar do grupo, atrás da Jugoslávia!

Dado o estado de guerra que se vivia no país, que acabaria por conduzir à sua desagregação, a Jugoslávia seria sancionada com a expulsão da prova, pouco antes do início da fase final.

Os jogadores dinamarqueses (uma autêntica .legião estrangeira., jogando em clubes de vários países da Europa), já de férias, foram reunidos .de emergência. e, sem estágios prévios, chegaram, viram. e venceram.

Na fase de qualificação, destaque para a carreira 100 % vitoriosa da França, que eliminou da prova um .tradicional cliente., a Espanha. A Itália seria também afastada pela URSS . que, tendo-se entretanto desagregado . seria representada pela sua .sucessora. CEI – Comunidade de Estados Independentes. Num grupo muito equilibrado, a Escócia superiorizou-se à Suíça, Roménia e Bulgária.

Portugal ficaria também, mais uma vez, pela fase de qualificação, em 2º lugar, num grupo vencido pelo Campeão Europeu em título, a Holanda, não obstante a vitória portuguesa no jogo disputado em Portugal. A equipa nacional seria afastada pelo empate na Finlândia e pela derrota na Grécia.

Em termos de goleadas, destaque para os 9-0 com que a Espanha bateu a Albânia e os 0-8 do Malta-Holanda. S. Marino, seria batido por 0-7 pela Suíça e por 0-6 pela Roménia. A Jugoslávia venceu também as I. Faroé por 7-0.

Na Fase Final, na Suécia, esta venceria o grupo, seguida pela Dinamarca, eliminando as grandes potências França e Inglaterra. No outro grupo, as qualificações .normais. da Holanda e da Alemanha.

A Dinamarca, depois de eliminar o campeão, no desempate pela marcação de pontapés da marca da grande penalidade, venceria categoricamente a final perante a Alemanha, consagrando uma .geração dourada..

[1318]

Entry filed under: Euro-2004.

EURO 2004 – CONVOCATÓRIA HERDEIROS (II)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • @emrcanelas @jmmfernandes Faz-se (quase) sempre com base em "fontes" 6 minutes ago
  • RT @tomasrdacunha: O impacto emocional de uma decisão do VAR é um factor a ter cada vez mais em conta. Em poucos minutos, o Vitória passou… 1 hour ago
  • RT @nunop: Uma mentira repetida mil vezes por confundir-se com a verdade, mas Rui Pinto não está detido preventivamente por nada do Benfica… 1 hour ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: