"O FIO DAS MISSANGAS" – MIA COUTO

27 Março, 2004 at 8:38 am 2 comentários

Foi apresentado no passado dia 16, no Auditório da RDP África, o mais recente livro deste grande escritor moçambicano.

Mia Couto regressa ao conto, através de “estórias” curtas: 29 contos “unidos como missangas em redor de um fio”.

Aqui fica um pequeno excerto do conto “Os Olhos dos Mortos”:

“Estou tão feliz que nem rio. Deito-me com desleixo, bastando-me: eu e eu. O regressar de meu marido mediu, até hoje, todas as minhas esperas. O perdoar a meu homem foi medida do desespero. Durante tempos, só tive piedade de mim. Hoje não, eu me desmesuro, pronta a crianceiras e desatinos. Minha alegria, assim tanta, só pode ser errada.

Desculpe-me, Cristo: esplendoroso é o que sucede, não o que se espera. E eu, durante anos, tive vergonha da alegria. Estar-se contente, ainda vá. Que isso é passageiro. Mas ser-se alegre é excessivo como pecado mortalício.

É de noite e falta-me apenas um quase para estar sozinha no quarto. Ou, no rigor: o quarto está sozinho comigo.”

[1129]

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

"BLOGOSFERA REGIONAL" (XXI) PORTUGAL VENCEDOR TORNEIO EUROPEU DE RÂGUEBI

2 comentários

  • 1. Adriana alves  |  24 Junho, 2004 às 4:16 pm

    sou graduanda do curso de letras português inglês, sou brasileira através de um amigo que vive em Lisboa pude adquirir alguns livros, uma vez que não consegui encontra´-los em minha cidade, estou desenvolvendo um projeto sobre a literatuda contemporânea.
    Pude ler “Vozes Anoitecidas”, “Cada Homem é uma raça”, estou por terminar “O fio das missangas” “Mia Couto”, estou extremamente apaixonada por essa literatura a forma de escrita e os temas abordados, meu projeto está em fase inicial, se puderem enviar material para reforço ficarei grata.

  • 2. catarina abreu  |  2 Dezembro, 2004 às 7:41 pm

    Ola boa noite!
    Estou a tirar a licenciatura de ensino básico 1º ciclo, tenho que realizar um trabalho acerca do autor Mia Couto, se fosse possível agradecia que enviassem o nome dos contos que Mia Couto tem, para uma pesquisa mais profunda. Sei que tem alguns livros que sao compostos por diversos contos mas sao esses nomes que não consigo encontrar.
    Desde já os meus agradecimentos.
    Catarina Abreu


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • @RuiMCB Sim... se a Rússia ficar com menos um representante, poderemos beneficiar disso (esperando que Braga e Guimarães tenham "sorte"...) 3 hours ago
  • Young Boys e Crvena Zvezda empatam 2-2 na Suíça 3 hours ago
  • Em 5 jogos nas prévias da Champions neste arranque de época, o Olympiakos segue com 4 vitórias e 1 empate e um score global de 11-0! 3 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: