"A ARTE DE TER SEMPRE RAZÃO" – SCHOPENHAUER (IV)

18 Março, 2004 at 6:10 pm

Os três primeiros estratagemas apresentam em comum o facto de que o adversário trata, na verdade, de “outra coisa”, que não a afirmação que o seu oponente pretendera sustentar.

No “Estratagema 4”, aponta-se que, quando pretendemos alcançar uma determinada conclusão, não devemos deixá-la prever pelo adversário, mas ir conseguindo, gradualmente, de forma “discreta”, que o oponente vá admitindo as suas premissas ao longo do debate… até ao seu “convencimento total”.

No “Estratagema 5”, o autor reconhece que, para demonstrar a nossa tese, podemos igualmente ter de utilizar falsas premissas (considerando que, no final, “a verdade” pode acabar por delas decorrer).

Prosseguindo, com o “Estratagema 6”, Schopenhauer trata da situação de “camuflar” o postulado que queremos provar sob a forma de outro nome (por exemplo, “boa reputação”, em vez de “honra”; “virtude”, em lugar de “virgindade”); ou alterando o conceito (“animais de sangue quente”, em vez de “vertebrados”); ou admitindo como verdade geral o que é contestado a nível individual ou particular (por exemplo, da contestação da “certeza da medicina” por via da incerteza inerente a todo e qualquer ser humano).

Passando ao “Estratagema 8”, chega-se ao ponto de provocar a fúria do adversário (dizendo dele uma clara e óbvia injustiça ou provocando-o), dado que, em tal estado psicológico, dificilmente terá o discernimento e a capacidade de desenvolver julgamentos correctos.

[1100]

Entry filed under: Livro do mês.

"UM PEQUENO GESTO" "BLOGOSFERA REGIONAL" (XIII)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @FilipeSCosta: Este gajo é só o maior. A paixão q tem pelo Benfica apesar de ter sido despachado à primeira oportunidade pelo atual trei… 1 hour ago
  • RT @1904Militancia: O Bernardo Silva é um jogador em atividade que tem como sonho voltar ao Benfica, e mesmo assim não hesitou em manifesta… 2 hours ago
  • RT @1904Militancia: Tinha todas as razões e mais algumas para levantar as suspeitas que levantou. Deu-nos um dos campeonatos mais emocionan… 2 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: