47º ANIVERSÁRIO DA RTP
O cumprimento do tão discutido (e “subjectivo”) estatuto de “serviço público” não terá sido ainda atingido, mas, ao completar 47 anos, a RTP marca hoje alguma diferença no panorama audiovisual em Portugal.
Para tal contribuiu uma inegável melhoria na qualidade da informação (parabéns “personalizados” a José Alberto Carvalho, José Rodrigues dos Santos, Judite de Sousa, Carlos Daniel e Andrea Neves, entre outros), a par de mudanças na estratégia de programação.
A recuperação em termos de audiências (não devendo ser essa, não obstante, a sua prioridade máxima, dado o seu estatuto…) é um sinal de que algo estará a mudar no público “consumidor de televisão”…
O modelo TVI (caracterizado pelo “jornalismo-espectáculo” do seu “Jornal”) não será sustentável a prazo, à medida em que o nível de exigência dos consumidores for aumentando.
A SIC volta a atravessar um período complexo, ao ver-se novamente ultrapassada pela TVI (também devido ao esgotamento do seu modelo na área do humor e à “dificuldade competitiva” evidenciada pelas suas novelas).
A par da SIC Notícias (com características próprias, inerentes à sua vocação informativa), a RTP é, hoje, a estação mais equilibrada em Portugal.
Parabéns pelo 47º aniversário!
[1065]
Entry filed under: Media e Comunicação.



