NOVOS PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – LITUÂNIA (I)

12 Janeiro, 2004 at 8:08 am 1 comentário

Os antepassados dos lituanos, os “Bálticos”, estabeleceram-se na região cerca de 2000 A.C..

A Lituânia viria a emergir como grande estado, em meados do século XIII, com a união dos territórios Bálticos com Mindaugas, tornando-se um Grão-Ducado.

Resistindo aos ataques das Ordens Livonianas e Teutónicas, a Lituânia viria, no final do século XIV, a tornar-se um dos mais poderosos estados da Europa Oriental.

Depois de ter sido um Grão-Ducado independente, a Lituânia foi depois província polaca (união em 1386), tendo sido posteriormente incorporada na Rússia (século XVI).

Com a morte do Grão-Duque Vytautas em 1430, o estado lituano começou a declinar, levando, em 1560, a uma união com a Polónia, na chamada “União de Lublin”. Numa primeira fase, a Lituânia seria uma parte independente do Estado Lituano-Polaco, acabando por tornar-se mais tarde numa das suas províncias.

[906]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

"OS MELHORES FILMES DOS ANOS 40" “OS MELHORES FILMES DOS ANOS 50”

1 Comentário

  • 1. soraia alexandra pereira mndes's avatar soraia alexandra pereira mndes  |  17 Maio, 2004 às 12:50 pm

    acho que o euro foi ben inventado


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.