MUNDIAL 2006 (LXXIX) – 1982

7 Março, 2006 at 6:24 pm Deixe um comentário

À partida para a Fase Final deste Mundial, poucos seriam os apostadores na Itália… Que ultrapassou com imensa dificuldade a 1ª fase, com 3 empates em 3 jogos… eliminando os Camarões pelo maior número de golos marcados.

Tudo se alteraria na 2ª fase: integrando um grupo com os colossos sul-americanos Brasil e Argentina, a Itália começaria por, surpreendentemente, bater a Argentina de Maradona, para, de seguida, “mandar para casa” a poderosa selecção brasileira.

Num jogo “épico”, o Brasil apenas necessitava de empatar; conseguiu fazê-lo a 1-1 e a 2-2, mas os italianos alcançariam, pela 3ª vez (com 3 golos do “mago” Paolo Rossi), e de forma definitiva, a vantagem no jogo, que lhes daria a vitória no Grupo e o apuramento para as ½ Finais.

Nas ½ Finais, a Itália derrotaria com alguma naturalidade a Polónia (com mais 2 golos de Paolo Rossi, que se consagraria como o melhor marcador da prova, com um total de 6 golos); na outra partida, a França seria eliminada pela RFA na transformação de pontapés da marca de grande penalidade, depois de, já no prolongamento, ter estado a vencer por 3-1; Rummenigge conduziria a sua equipa ao empate a 3-3…

RFA, que para chegar à 2ª fase (em que eliminaria a Inglaterra e os anfitriões, a Espanha) – depois de perder surpreendentemente com a Argélia na 1ª fase – tinha necessitado de fazer “anti-jogo” na partida com a Áustria, contando com a tácita colaboração desta, uma vez que o resultado de 1-0 apurava as duas equipas.

A prova ficaria ainda assinalada pela goleada da Hungria frente a El Salvador, por 10-1 (reforçando a sua própria marca de 9-0 à Coreia, em 1954 – resultado também verificado em 1974, na vitória da Jugoslávia frente ao Zaire), insuficiente para evitar que os húngaros fossem eliminados pela Bélgica (surpreendentemente vitoriosa no jogo de abertura com os Campeões do Mundo, Argentina) e… pelos argentinos.

Na Final, a Itália impor-se-ia aos teutónicos, com uma clara vantagem de 3-1 (com mais um golo de Paolo Rossi).

Entry filed under: Mundial 2006.

MÉDIO TEJO 200 000

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2006
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: