BLOGOSFERA EM 2005 (XXIX)
6 Março, 2006 at 12:33 pm Deixe um comentário
A 9 de Novembro, o Clube de Jornalistas levava a debate, no programa televisivo n’A Dois, o tema “Os blogues são jornalismo?”, com a presença de António Granado (jornalista do “Público” e autor do Ponto Media), João Alferes Gonçalves (jornalista free-lance e editor do site Clube de Jornalistas), Rogério Santos (professor da Universidade Católica e autor do Indústrias Culturais).
Algumas questões apresentadas no site do Clube de Jornalistas:
– O que significa ser um “cidadão jornalista”? A blogosfera permite que cada cidadão seja um repórter em potência?
– Os blogues podem ser encarados, pelos jornalistas, como fontes credíveis de informação? Quais os limites a sua utilização por parte dos ditos media “convencionais”?
– Os blogues podem desempenhar um importante papel como vigilantes e fiscalizadores da acção dos jornalistas e dos media?
Na segunda metade do mês de Novembro, mais uma iniciativa de Paulo Querido, com “Amizades Virtuais, Paixões Reais – A Sedução Pela Escrita”, um livro de, sobre a Internet, onde se pretende “abrir portas e dar pistas” para uma navegação por páginas virtuais, abordando temas como “A importância do nickname”, “MSN a comunicação segura”, “Blogues: a nova ordem social”ou “Photoblog.de: socializar com imagens”.
A 25 de Novembro, a blogosfera ficava mais pobre, com o termo do Blogue de Esquerda, um dos “blogues fundadores” da blogosfera portuguesa (assinalado com artigo no Diário de Notícias).
… Ao mesmo tempo que se enriquecia com o nascimento, no mesmo dia, do Aspirina B, com a participação de João Pedro da Costa, José Mário Silva, Júlio Roriz, Luis Rainha, Nuno Ramos de Almeida e Valupi.
Entry filed under: "Blogosfera" em 2005.
Subscribe to the comments via RSS Feed