REALIDADE E FICÇÃO EM “ANJOS E DEMÓNIOS" (II)

13 Setembro, 2005 at 12:36 pm Deixe um comentário

A anti-matéria existe? Sim, sendo regularmente produzida no CERN, que não é aliás o único centro de pesquisa a produzi-la e a estudá-la. A antimatéria tinha sido antevista em 1928 pela teoria da mecânica quântica de Paul Dirac, tendo as antipartículas sido detectadas por Carl Anderson.

Como se pode “acondicionar” a antimatéria? É extremamente difícil, porque ela se aniquila completamente em contacto com a matéria. Podem acontecer duas situações:

(i) se uma antipartícula é electricamente neutra, os campos eléctricos e magnéticos não terão qualquer efeito sobre ela, não existindo nenhum meio de as manter afastadas das paredes (em matéria normal) do recipiente em que se encontram; assim, entram em contacto com a matéria praticamente de forma imediata, aniquilando-se automaticamente;

(ii) no caso de partículas de antimatéria com uma carga eléctrica, como os antielectrões e os antiprotões, é possível utilizar “garrafas electromagnéticas” para as acondicionar; contudo, as cargas da mesma polaridade repelem-se, não sendo possível juntar grandes quantidades de antiprotões, dado que a força de repulsão exercida entre eles se torna demasiado forte para que possam manter-se afastados das paredes.

Apenas será portanto possível acondicionar quantidades ínfimas de antimatéria.

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

“ANJOS E DEMÓNIOS" (II) PESSOAS MARCANTES DA INTERNET PORTUGUESA

Deixe um comentário

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2005
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.