“ANJOS E DEMÓNIOS" (II)
13 Setembro, 2005 at 8:22 am Deixe um comentário
As principais personagens da “sequela” (contudo, como referido, previamente escrita) surgem absolutamente decalcadas do anterior “best-seller” de Dan Brown (ou, melhor dito, “vice-versa” – os personagens “originais” de “Anjos e Demónios” seriam depois “retocados” e desenvolvidos em termos de conteúdo, ganhando maior consistência, em “O Código da Vinci”):
1. Robert Langdon, professor de Simbologia – o “herói” de ambos os romances.
2. Vittoria Vetra (filha adoptiva do cientista/padre assassinado, também cientista) / Sophie Neveu (neta do assassinado conservador do Louvre, especialista em criptografia) – as “heroínas”, co-protagonistas de ambas as histórias.
3. Maximilian Kohler (Director do CERN) / André Vernet (Presidente da filial francesa do Banco Depositário de Zurique) / Leigh Teabing – sendo Kohler e Vernet os responsáveis máximos de instituições que assumem papel de algum relevo em ambas as narrativas; apresentando Kohler e Teabing incapacidades físicas, deslocando-se em cadeira de rodas ou usando aparelhos nas pernas e andando de muletas; todos eles, de alguma forma “excêntricos”.
4. Leonardo Vetra (padre e cientista do CERN) / Jacques Saunière (conservador do Louvre) – as vítimas dos homicídios iniciais, que despoletam toda a sequência narrativa.
5. “Hashashin” (o árabe fanático) / Silas (o monge albino) – Os “mercenários”, dedicados a uma “causa”, contratados para concretizar os homicídios, recebendo instruções de uma eminência oculta.
6. Olivetti (comandante da Guarda Suíça do Vaticano) / Bezu Fache (chefe da polícia francesa) – responsáveis pelas investigações policiais.
7. “Janus” / “Professor” – as eminências ocultas que dirigem as sociedades secretas, ordenando os ataques homicidas, executados pelos “mercenários” por eles contratados.
8. “Illuminati” / Priorado do Sião – Sociedades secretas, em confronto com a Igreja Católica, opondo-se ao seu imobilismo e conservadorismo, ou em busca de uma verdade oculta desde tempos imemoriais; nenhuma delas existirá efectivamente na actualidade.
9. Gianlorenzo Bernini / Leonardo da Vinci – Grandes nomes da arte da época da Renascença, que fornecem, por via das suas obras, o fio condutor da trama, sendo-lhes também atribuída uma alegada pertença às sociedades secretas.
Entry filed under: Livro do mês.




Subscribe to the comments via RSS Feed