LIVERPOOL PENTA-CAMPEÃO EUROPEU
25 Maio, 2005 at 11:58 pm 1 comentário

3-3 (3-2 g.p.)
A magia do futebol… ou, porque este é o “maior espectáculo do mundo”…
Quando, pouco antes do intervalo, o AC Milan chegou aos 3-0, alguém em seu “perfeito juízo” apostaria um cêntimo no Liverpool?!
Mas – depois de uma primeira parte muito fraca da equipa inglesa, em que não teve a capacidade de controlar o exuberante futebol dos italianos -, o “impossível” aconteceu! E, em pouco mais de 5 minutos (aos 54, 56 e 60 minutos), com três golos de “rajada”, o Liverpool empataria o jogo e deixava o AC Milan (e o mundo!…) atónitos.
A partir daí, as oportunidades de golo escassearam; a maior surgiria mesmo em cima dos 120 minutos (já no final do prolongamento), com Dudek a fazer sucessivamente duas defesas “impossíveis”, primeiro a um remate “à queima-roupa” e, de imediato, à recarga.
Vinte anos depois da trágica final do Heysel; 21 anos depois da última conquista da Taça dos Campeões Europeus, o Liverpool chega ao seu 5º triunfo (depois dos títulos de Campeão Europeu conquistados em 1977, 1978, 1981 e 1984 – conquistando desta forma a sua 8ª Taça Europeia… e 28ª Taça para Inglaterra, que assim se isola na liderança), no que promete ser um regresso do “velho senhor”, ainda sem o ataque demolidor que caracterizava a melhor equipa do mundo na transição da década de 70 para 80, mas já com uma rara e impressionante solidez… à excepção da primeira parte desta partida.
Beneficiando também (ou sobretudo) do facto de ser extremamente bem orientada pelo espanhol Rafael Benitez, que repete as conquistas de Mourinho: vencedor da Taça UEFA na época passada com o Valencia; sagra-se hoje Campeão Europeu.
E, também fundamental nesta Final, do “herói polaco”, o guarda-redes Dudek, a defender dois dos pontapés da marca de grande penalidade. Não sei se, por do “outro lado” (dos perdedores) estar o português Rui Costa, subsiste-me a dúvida: será o que Dudek fez (saltitando ao longo da linha de golo, abrindo e fechando os braços, qual ave de rapina, “empequenecendo” drasticamente a baliza – num comportamento que jamais tivera oportunidade de ver antes) regulamentar?
[2329]
Atatürk Olimpiyat – Istanbul
Liverpool – Dudek, Finnan (45m – Hamann), Carragher, Hyypiä, Traoré, Xabi Alonso, Luis García, Gerrard, Riise, Kewell (23m – Šmicer), Baroš (85m – Cissé)
AC Milan – Dida, Cafu, Stam, Nesta, Maldini, Pirlo, Gattuso (112m – Rui Costa), Seedorf (86m – Serginho), Kaká, Crespo (85m – Tomasson), Shevchenko
0-1 – Maldini – 1m
0-2 – Crespo – 39m
0-3 – Crespo – 44m
1-3 – Gerrard – 54m
2-3 – Šmicer – 56m
3-3 – Xabi Alonso (pen.) – 60m
Pontapés da marca de grande penalidade
Serginho falha
1-0 – Hamann
Pirlo permite a defesa a Dudek
2-0 – Cissé
2-1 – Tomasson
Riise permite a defesa a Dida
2-2 – Kaká
3-2 – Šmicer
Shevchenko permite a defesa a Dudek
Árbitro – Manuel Mejuto González (Espanha)
Entry filed under: Desporto. Tags: Futebol, Liga Campeões.
1.
manuel morgado | 26 Maio, 2005 às 3:55 am
Oi!
Visitem o meu blog de ilustração que serve também como portfólio
http://www.manuelmorgado.blogspot.com
gracias