GUIANA

9 Maio, 2005 at 6:16 pm

GuianaEstado do Nordeste da América do Sul. Com uma superfície de 215 083 km2 e uma população de cerca de 699 000 habitantes. Confina a noroeste e a oeste com a Venezuela; a sudoeste e a sul com o Brasil, a sudoeste e a este com o Suriname e a nordeste com o oceano Atlântico. A capital é Georgetown. A língua oficial é o inglês e a maioria da população é cristã. A unidade monetária é o dólar da Guiana.

[…] A Guiana foi descoberta por portugueses e espanhóis, que nunca se chegaram a fixar no território. Nos finais do século XVI era uma colónia Holandesa. Aí fundaram a cidade de Stabrock, denominada mais tarde Georgetown. Foi activamente explorada pela Companhia das Índias Ocidentais, de 1621 a 1791, através das plantações de açúcar e de algodão. Em 1796, o território é ocupado pelos Ingleses e, em 1814, torna-se colónia britânica. Em 1928, o Governo britânico concedeu à Guiana britânica uma constituição própria, depois modificada em 1961. Em 1966, obteve a independência, com o nome de República Cooperativa da Guiana. A história recente da Guiana tem sido marcada por alguns sobressaltos políticos. Uma nova Constituição é promulgada em 1978, e uma outra em 1980. É membro da Commonwealth e desde 1999 Bharat Jagdeo é o presidente da Guiana.

“A Enciclopédia”, edição Editorial Verbo, SA / Público, 2004

[2262]

Entry filed under: Da Vinci.

TAÇA CAMPEÕES EUROPEUS TAÇA VENCEDORES TAÇAS


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Maio 2005
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @_lourenco_c: Maxi Pereira, se tivesse ficado no Benfica, estaria agora a receber uma despedida só superada pela do Jonas; a decisão que… 1 hour ago
  • RT @rpsilva: Dicas de vistos (marcações, requerimentos, confirmações e seguros), transportes e língua+alfabeto. Com a ironia natural de me… 7 hours ago
  • RT @FlavioNunesPT: Depois dos alertas que aqui deixei ontem por causa da FaceApp, Público, Renascença, Sábado, Observador, DN, JN, Sol e Pp… 13 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: