"SILLY SEASON"
20 Outubro, 2004 at 8:58 am 3 comentários
Não sei se será do tempo melancólico (esta passagem directa do Verão para o Inverno, sem paragem pelo Outono… “sinais dos tempos”), mas, hoje, não me ocorre nada de positivo para tratar.
Pelo contrário, a tradicional “silly season” das férias de Verão parece não ter “ido de férias”, dando a ideia de querer instalar-se de forma “permanente” em Portugal.
Esta época extra de “silly season” teve a sua “inauguração oficial” com o início da “Quinta das Celebridades”, provavelmente o programa mais “deprimente” de sempre da televisão portuguesa, prosseguiu com as declarações do Ministro sobre os comentários do Professor Marcelo, continuou com toda a “novela” Marcelo e as “declarações ao país” do Primeiro-Ministro (já depois do Ministro das Finanças)…
Teve novos desenvolvimentos com uma proposta de Orçamento que, numa política de “navegação à vista”, sem qualquer estratégia de médio prazo, vem tirar toda e qualquer confiança que pudesse haver da parte dos agentes económicos quanto à fiscalidade em Portugal (faz algum sentido, depois de se andar há 10 anos a tentar incutir no espírito dos portugueses que é necessário que se preocupem em “acautelar” o seu futuro, acabar com os benefícios fiscais dos PPR? – quando esse espírito não se encontra ainda devidamente consolidado…)
Não “satisfeito”, o senhor Ministro Rui Gomes da Silva “volta à carga” sugerindo a existência de teorias de cabala nos órgãos de comunicação social, enquanto que outro senhor Ministro Nuno Morais Sarmento vem introduzir uma tese peregrina: a de que “deve ser o Governo a definir o modelo de programação da RTP, porque é o Executivo que responde pelas decisões praticadas na televisão pública” (!).
A “cereja no topo do bolo” é o triste espectáculo (de “aprendizes de feiticeiro, a brincar com o fogo”) dado ao longo da semana passada e da presente semana, pelos dirigentes do Benfica e do FC Porto. Não há ninguém com responsabilidade e capacidade para os impelir a uma “conduta civilizada”?
“Quo vadis” Portugal?
Há 1 ano no Memória Virtual – Casa Pia / PS
[1791]
Entry filed under: Sociedade.
1.
serena | 20 Outubro, 2004 às 11:36 am
Tenho, quase sempre, a sensação de que a dita “silly season” permanece ao longo das quatro estações do ano (e televisivas, porque não dizer…)… a expressão deveria ser alterada, e ser entendida no plural. ;o)
2.
SKYdesigns | 20 Outubro, 2004 às 12:58 pm
Eu acho que já passamos da esfera da “silly season” para um andar acima em que somos “silly people” enfim…. a mente portuguesinha. Mas sinceramente. Mais vale portuguesa do que qualquer outra grande nação.
3.
morgana | 20 Outubro, 2004 às 6:37 pm
Assino em baixo. Bastante lúcido o comentário. E o pior é qdo já não se distinguir a silly season das outras q são apenas um bocadinho melhores… enfim… Visita. Bjs