…1 DIA – VICTORIA FALLS

12 Agosto, 2004 at 12:05 am 4 comentários

As Victoria Falls – maiores cataratas do mundo – gigantesca garganta de basalto, com 3,8 km de extensão e cerca de 100 metros de altura, situadas na fronteira da Zâmbia com o Zimbabwe, foram também declaradas pela UNESCO como Património da Humanidade.

Foram descobertas no século XIX por David Livingstone, que as baptizou com o nome de Victoria Falls, decorrendo da imponente queda do Zambeze, um dos mais importantes cursos de água africanos, cuja nascente surge a norte da Zâmbia, num local onde confluem países como o Zaire e Angola.

O Zambeze cruza a Zâmbia, seguindo na direcção da Namíbia, onde engrossa a massa de água que alimenta a zona de Caprivi, fazendo fronteira com Angola, onde recebe as águas do rio Chobe. No seu caminho para o Oceano Índico, num percurso de 2 700 km, atravessa ainda Moçambique.

Um rio onde se pode navegar à descoberta de hipopótamos ou crocodilos, ao mesmo tempo que se pode aproveitar para descer os rápidos ou, num momento de rara adrenalina, dar um “salto no vazio”, da Cleveland Bridge (a ponte que une os dois países fronteiriços), um local privilegiado para o bungee jumping.

O projecto de ligar o Cairo (Egipto) à Cidade do Cabo (África do Sul) por caminho-de-ferro foi imaginado por Cecil Rhodes (nunca vindo a ser concretizado), dele fazendo parte integrante a ponte metálica sobre a fenda onde o Rio Zambeze atravessa as Victoria Falls, unindo o Zimbabwe e a Zâmbia. A Cleveland Bridge foi construída em Inglaterra e enviada para Victoria por barco e depois de comboio, peça por peça, onde acabou de ser montada em 1905.

Na região, a visitar também o Zambezi National Park, local privilegiado para a realização de safaris.

Desejo a todos (os que tiverem essa oportunidade…) umas óptimas férias!

[1666]

Entry filed under: Sociedade.

JOGOS OLÍMPICOS – 2004 – ATENAS A ARTE DE VAN GOGH (I)

4 comentários

  • 1. Robina  |  11 Agosto, 2004 às 11:38 am

    As minhas estão aí a chegar, não vou para as Victoria Falls mas sempre são férias. Oxalá o tempo melhore…

    Se ainda não foste, boas férias também para ti 🙂

  • 2. catarina  |  11 Agosto, 2004 às 11:53 am

    Afinal estava certa a contagem decrescente. 🙂 Boas férias, Leonel. Beijinho.

  • 3. Maxou  |  13 Agosto, 2004 às 4:59 pm

    Ora aí está um belo sítio para eu ir passar o fim-de-semana.
    CC

  • 4. Mario Jonas  |  31 Outubro, 2004 às 6:55 pm

    Victoria Falls é um sonho para aqueles que adoram ir de férias. Eu e a minha ama somos loucos em conhecer o paraiso muito falado, não perderemos a oportunidade de ir nas próximas férias.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2004
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: