JOGOS OLÍMPICOS – 2004 – ATENAS

11 Agosto, 2004 at 11:25 am 8 comentários

Atenas - 2004

A Grécia foi o berço das Olimpíadas originais da antiguidade, tendo celebrado também os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896.

108 anos depois, os Jogos Olímpicos “regressam a casa”, com a realização dos Jogos da XVIII Olimpíada, depois de Atenas ter conseguido suplantar as candidaturas de Buenos Aires, Cape Town, Roma e Estocolmo.

Ao longo de 16 dias (entre 13 e 29 de Agosto – efectivamente, com o torneio de Futebol a ter início hoje), em 28 modalidades desportivas, serão disputadas 301 provas, com mais de 10 500 atletas, representando 201 Comités Olímpicos Nacionais.

Portugal participará com uma delegação de cerca de 80 atletas, a terceira maior de sempre.

E, à partida, embora seja necessário ter os “pés assentes na terra” quanto às hipóteses de medalhas, espera-se uma participação com um nível qualitativo elevado, com expectativas de boas classificações no Futebol (em teoria, apenas Itália e Argentina terão um potencial à altura da equipa portuguesa), Judo (Nuno Delgado e João Pina), Vela (Álvaro Marinho, Miguel Nunes, João Rodrigues, Gustavo Lima, Diogo Cayola e Nuno Barreto), Hipismo (Carlos Grave), Ginástica (Trampolim, por intermédio do “tomarense” Nuno Merino), Heptatlo (Naide Gomes), Tiro (João Costa) e Triatlo (Vanessa Fernandes).

No Atletismo, as “principais figuras” poderão ser (para além de Naide Gomes), Alberto Chaíça, Ana Dias e Helena Sampaio (Maratona), Rui Silva (1 500m), Susana Feitor (20 km marcha), Francis Obikwelu (100m e 200m) e Fernanda Ribeiro (10 000m).

Uma surpresa poderá vir ainda do Voleibol de praia (João Brenha e Miguel Maia, 4º classificados nas 2 anteriores Olimpíadas) e do Ciclismo (com Nuno Ribeiro, Sérgio Paulinho e Gonçalo Amorim procurando apoiar Cândido Barbosa). Boa sorte a todos!

P. S. Ao longo das últimas semanas, aqui fui apresentando breves resumos dos principais factos relativos a cada edição dos Jogos Olímpicos, principalmente com base na página http://www.olympic.org/uk/games/index_uk.asp (de onde provêm igualmente as imagens dos posters relativos a cada Olimpíada).

[1665]

Anúncios

Entry filed under: Jogos Olímpicos. Tags: .

TORNEIO OLÍMPICO FUTEBOL …1 DIA – VICTORIA FALLS

8 comentários

  • 1. Isabel  |  18 Agosto, 2004 às 12:26 pm

    Infelizmente falta aos atletas Portugueses espírito de entrega.
    Excepção feita até ao dia de hoje ao Sérgio Paulinho, os outros atletas, apenas estão a revelar o nível do desporto no nosso País: medíocre.
    Eu sinto uma tristeza enorme, quando vejo o meu País, não ter “ninguém” para formar equipas em ginástica artística, andebol, basquetebol, vóleibol, saltos para a água, natação (com qualidade, porque o que lá anda, não presta), etc. A lista é mesmo muito extensa.
    Igualmente me entristece a “falta de vontade” que a maioria demonstra. Ninguém é obrigado a trazer medalhas, mas no mínimo, pede-se que sejam um bocadinho melhores, que tenham espírito competitivo. Algo está mal no nosso desporto, talvez, porque neste País quando se fala nele, as pessoas só conhecem futebol.

  • 2. Pietro  |  19 Agosto, 2004 às 6:08 pm

    Olá, acho que os Portugueses são PUTOS, porque no ganam medallas, joguem la bandera! Desistam!

  • 3. MFreitas  |  23 Agosto, 2004 às 4:46 pm

    Portugueses, Portugueses, quando há medalhas, ai! que bom! ai que bom! qundo não há, é só porcaria da boca para fora! Primeiro que tudo, analizemos a situação, não somos inferiores, mas por vezes é uma situação de sorte e bem estar, e uma coisa é verdade, só não temos segurança, e sabem porquê, porque as nossas autoridades não ajudam como devia ser o desporto português, a não ser o futebol, para sermos bons temos de ter instalações que permitem treinos de rigos e presição e de alta competição, tirando tudo isso, já muito fazemos, pois o mundo não está parado, e é presiso evoluir em simult^
    aneo, falta presença é verdade, mas onde tb estavam os portugueses para apoiarem os seus atletas?, é não é amigos, nós mandamos para lá e ficamos à espera do ouro, falta apoio presente, como todos os países que mais medalha têm!

    DÊM FORÇA E NÃO DESPRESO!!!

  • 4. unknown user  |  31 Agosto, 2004 às 1:41 am

    Mais nada!!! É preciso apoiar e so entao exigir participações ao nivel de p numa olimpiada? aises (mais e menos desenvolvidos) que apoiam bastante mais a pratica de desporto.
    Agora… exigir assim do nada participações a níveis mais elevados, e ainda por cima dizer que os atletas portugueses nao se esforçam, não concordo.
    Por falar nisso, voltando ao tempo do Quiz Semanal… qual o numero maximo de medalhas que Portugal ja obteve numa olimpiada? Talvez este ano ate nao tenha sido assim tao mau.

    PS: I’m back 😉

  • 5. Jorge  |  24 Novembro, 2004 às 2:24 pm

    helo

  • 6. Anónimo  |  26 Novembro, 2004 às 12:48 pm

    AS FORMIGAS VÃO DOMINAR O MUNDO!!!!!!!!!!

  • 7. Inês  |  28 Novembro, 2004 às 3:29 pm

    Hello, os portugueses são os maiores. Miguel Maia e João Brenha vocês são os melhores jogadores de voleibol.. Bjs da vossa Fã nº1….

  • 8. Dark_Master  |  13 Fevereiro, 2005 às 6:09 pm

    Eles são uns falhados!!!!!!


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Agosto 2004
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: