EURO 2004 (XLVIII) – 2000
Pela primeira vez na história do futebol, uma organização conjunta: a XI edição do Campeonato da Europa teria a Fase Final repartida pela Bélgica e Holanda, que, sendo qualificadas de .ofício., obrigariam a nova alteração na fórmula de disputa das qualificações: seriam formados 9 grupos, com composição variável, entre 5 e 6 selecções, qualificando-se directamente o vencedor de cada grupo e o melhor dos segundos classificados, enquanto que os restantes 8 tiveram de disputar um .playoff. para apurar os últimos 4 finalistas.
Como factos mais marcantes, a vitória da Noruega, a eliminação da Rússia (3ª, num grupo vencido pela França, com a Ucrânia em 2º lugar), da Croácia (quedando-se em 3º lugar, após a Jugoslávia e a Irlanda) e da Áustria (atrás da Espanha e de um surpreendente Israel). Portugal seria o melhor dos 2º classificados (num grupo vencido pela Roménia), alcançando assim o apuramento directo (o terceiro da sua história, após as provas de 1984 e 1996).
A R. Checa faria a prova .perfeita., com 10 vitórias em 10 jogos, embora num grupo sem grande dificuldade.
Nos .playoff., a Inglaterra e a Dinamarca eliminariam .com naturalidade. a Escócia e Israel. A Eslovénia seria a grande surpresa da Fase Final, eliminando a Ucrânia. A Turquia eliminaria a Irlanda (pela segunda vez, .vítima. deste sistema de apuramento).
As grandes goleadas ficaram essencialmente a cargo de uma demolidora Espanha, também com bom contributo português; pela negativa, destacaram-se S. Marino e Liechtenstein; a Áustria esteve .no melhor. e no .pior., com uma humilhante derrota: Espanha-Áustria, 9-0; Espanha-S. Marino, 9-0; Espanha-Chipre, 8-0; Israel-S.Marino, 8-0; Portugal-Liechtenstein, 8-0; Roménia-Liechtenstein, 7-0; Portugal-Azerbeijão, 7-0; Áustria-S. Marino, 7-0; S. Marino-Espanha, 0-6; Inglaterra-Luxemburgo, 6-0; Alemanha-Moldávia, 6-1; Rússia-Andorra, 6-1.
Na Fase Final, um extraordinário comportamento de Portugal, com vitórias em todos os jogos; depois de transformar um 0-2 em 3-2 perante a Inglaterra e de bater a Roménia por 1-0, voltava a eliminar o Campeão Europeu em título, humilhando a Alemanha (jogando com os .reservistas.) por 3-0 (3 golos de Sérgio Conceição); também a Inglaterra ficaria pela fase de grupos.
A Itália e a Turquia eliminavam a Suécia e a equipa da casa (Bélgica); a Espanha e a .nova. Jugoslávia (Federação da Sérvia e Montenegro), afastariam a Noruega e Eslovénia; por fim, a Holanda e França superiorizavam-se à R. Checa e Dinamarca (que, nas duas edições anteriores, haviam sido, respectivamente, vice-campeão e campeão da Europa).
Nos ¼ final, Portugal, Itália, França e Holanda (com uma vitória por 6-1) impor-se-iam com alguma naturalidade à Turquia, Roménia, Espanha e Jugoslávia.
Nas ½ finais, a outra equipa da casa cairia nos .penalties., perante a Itália. também Portugal seria afastado por um penalty, perante o .carrasco. França, que, pela segunda vez, nos roubava a presença na final.
E o Campeão do mundo (França), a perder com a Itália desde os 55 minutos, empataria no último minuto, para, no prolongamento, conquistar novo título com o .golo de ouro. de Trezeguet.
[1358]
Entry filed under: Euro-2004.