MUSEUS (I)
24 Maio, 2004 at 12:25 am 1 comentário
Conforme prometido, ao longo das próximas duas semanas, diariamente, aqui darei nota de breves referências a museus a visitar, com base em apresentação pelo Instituto Português de Museus: .Aceite o desafio. Visite os nossos museus.!
A ver também o .Roteiro de Museus., uma muito boa publicação, editada também pelo Instituto Português de Museus, com discriminação da .Rede Portuguesa de Museus., abrangendo 116 museus em todo o país . a consultar aqui e aqui.
Referência para o facto de os museus se encontrarem encerrados à Segunda-feira (e em alguns casos, também na Terça-feira de manhã).
Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa . Av. 5 de Outubro, 6-8)
Instalada na antiga residência e atelier do pintor José Malhoa, edifício distinguido em 1905 com o Prémio Valmor de arquitectura. De entre as colecções reunidas por Anastácio Gonçalves, destaca-se a de porcelana da China dos séculos XII a XVIII, de referência internacional.
Museu do Abade de Baçal (Bragança . Rua Abílio Beça, 27)
Instalado no edifício do antigo Paço Episcopal de Bragança, o museu possui colecções de etnografia regional, arqueologia, pintura, desenho, escultura, ourivesaria civil e mobiliário.
[1335]
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.




1.
Velasquez | 24 Maio, 2004 às 2:31 am
Perguntei ao céu onde estava o medo
Se na beleza ou nessa habilidade
De usar a palavra como um segredo
Como fazem homens e Xerazade.
Pediu-me depois que apontasse o dedo
E então soltasse a áurea autoridade,
P’ra que a beleza pudesse nascer,
Com as palavras belas a crescer.
Escrevi-o a pensar no que, muitas vezes, comanda a vida e o que é determinante para a felicidade das pessoas. A beleza ou então o domínio das palavras.
Em relação a nós.. vou para Faro amanhã e pretendo lá ficar uns tempos. Darei sinais de sobrevivência quando chegar, caso isso, de facto, aconteça.
Alberto Velasquez