MUSEUS

19 Maio, 2004 at 8:22 am

Ontem, 18 de Maio, comemorou-se o “Dia Internacional dos Museus”.

Em Portugal, ontem, os Museus tinham entrada grátis.

Por um feliz “acaso de circunstância” (ter o dia “livre”…), passei uma parte da tarde revisitando o “principal museu do país” (Museu Nacional de Arte Antiga) e o Museu Nacional dos Coches.

Têm (ambos) coisas belíssimas, extraordinárias mesmo:

– o Museu Nacional de Arte Antiga, percorrendo a história da arte portuguesa desde o século XII até ao início do século XIX (pintura, desenho, escultura, mobiliário, cerâmica e ourivesaria);

– o Museu Nacional dos Coches, reunindo uma colecção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos séculos XVII a XIX, provenientes principalmente da Casa Real portuguesa.

E, no entanto, entre os visitantes, praticamente só se ouvia falar línguas estrangeiras… Em cerca de 3 horas, apenas me “cruzei” com uma “visita de estudo com meia dúzia de miúdos”! Seria bom se não fossem “desperdiçadas” oportunidades assim de levar os jovens ao encontro da cultura…

Valem a pena a visita! (ontem era grátis, mas, nos restantes dias, o preço de 3 € é também uma “oferta” que não devemos perder…).

P. S. Tenciono regressar ao “tema Museus” proximamente…

[1322]

Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.

CATARINA – 100NADA “A TERRA VISTA DO CÉU”


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: