EURO 2004 (XXXI) – 1988
Finalmente, a famosa .Laranja Mecânica. . que ficara às portas da “glória mundial” em 1974 e 1978 e, depois de eliminada na fase de qualificação do anterior Campeonato da Europa pelos famosos (e não isentos de polémica) 12-1 do Espanha-Malta ., ancorada numa .constelação de estrelas., em que brilhava com mais intensidade Marco van Basten (bem acompanhado por Gullit, Rijkaard e pelos irmãos Ronald e Erwin Koeman), sagrava-se Campeã da Europa, na VIII edição da prova, cuja fase final foi disputada em 1988 na Alemanha.
Para tal, a Holanda teria de bater, na final, a URSS (com golos das principais figuras, Gullit e Van Basten), país com que perdera já na fase de Grupos, situação que se verificou pela primeira vez na história dos Europeus (acontecera em 1954 no Mundial, quando a Alemanha, depois de perder 3-8 com a Hungria, venceria na Final por 3-2).
Na fase de qualificação, coube desta vez ao Campeão da Europa (França), numa pobre campanha, alcançar apenas 1 vitória em 8 jogos (num grupo ganho pela URSS).
Já na Fase Final, as grandes decepções seriam a Inglaterra e a Dinamarca, apenas com derrotas.
As ½ finais reuniram 4 colossos do futebol europeu: RFA-Holanda (com a Holanda a .vingar. a derrota na Final do Campeonato do Mundo de 1974) e Itália-URSS (com a URSS . com uma selecção de grande nível, comandada por Dassaev e Belanov . a voltar .aos seus bons velhos tempos.).
Portugal, com um grupo difícil . e, na sequência do .Caso Saltillo. (Mundial do México, em 1986), com a indisponibilidade da quase totalidade dos jogadores que haviam participado nessa prova e sob o comando .sui generis. de um seleccionador sem ligação ao mundo do futebol . ficaria mais uma vez pela fase de qualificação, em 3º lugar, num grupo ganho pela Itália, a que se seguiu a Suécia. Portugal apenas obteria 2 vitórias (uma delas na Suécia), conseguindo a .proeza. de empatar 2-2 em casa com Malta (a mesma selecção que, 4 anos antes, perdera 12-1 com a Espanha…).
Desta vez, as goleadas foram menos e de menor amplitude, com uma excepção relevante, o 8-0 do Inglaterra-Turquia (selecção que apenas a partir dessa data começaria a sua caminhada ascensional no panorama do futebol europeu); os outros resultados mais volumosos foram: Islândia-RDA, 0-6; Luxemburgo-Bélgica, 0-6; Espanha-Albânia, 5-0; Malta-Suécia, 0-5; Itália-Malta, 5-0.
P. S. Novos agradecimentos ao Muro sem vergonha e ao Dói-me.
[1295]
Entry filed under: Euro-2004.