PORTUGAL – NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (XIV)

6 Maio, 2004 at 12:32 pm

“A fronteira do novo reino, quando D. Afonso Henriques começou a intitular-se rei, passava um pouco ao sul de Coimbra (o castelo de Leiria era um posto avançado na linha de combate), ia por alturas da serra da Lousã e esbatia-se nas planícies da Beira Baixa, numa zona imprecisa e não dominada nem por Mouros nem por cristãos.

O primeiro grande passo para a dilatação desse território verificou-se em 1147 com as conquistas de Santarém e de Lisboa, arrastando esta última a queda de Sintra, Almada e Palmela. A última conquista foi a de Faro, em 1249. Durou portanto pouco mais de um século o período de conquista do território, tempo que comporta longos intervalos de paz e ganhos e perdas em consequência de contra-ofensivas mouras, das quais a mais grave foi a de 1190-1191, que trouxe os Mouros de novo até à linha do Tejo.

Apesar das divisões e da fraqueza interna dos pequenos principados islâmicos que confrontavam com a fronteira cristã (reinos taifas), as forças militares portuguesas eram tão poucas que para as expedições organizadas contra eles foi várias vezes necessário recorrer à ajuda das tropas que, vindas do Norte da Europa a caminho da Palestina, faziam escala nos nossos portos. O rei mandava-lhes propor a colaboração em empresas guerreiras contra as cidades de que se queria apoderar; os diplomatas encarregados dessas missões eram os bispos, que deviam convencer os chefes dos cruzados que tão santa era a guerra contra os infiéis de Espanha como a cruzada para libertar o Santo Sepulcro e ao mesmo tempo ofereciam, como pagamento pela intervenção, o saque das cidades se elas caíssem no seu poder. Foi desse modo que D. Afonso Henriques conquistou Lisboa, em 1147, D. Sancho I Alvor e Silves, em 1187, e D. Afonso II Alcácer do Sal, em 1217.”

“História concisa de Portugal”, José Hermano Saraiva

[1279]

Advertisements

Entry filed under: Semana da História.

LUAR NA LUBRE EURO 2004 (XXIX) – 1984


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: