LUAR NA LUBRE
6 Maio, 2004 at 8:33 am 1 comentário
O Crónicas da Terra é um “blogue” que desempenha um papel de particular relevância a nível da pluralidade da blogosfera, com a sua contínua divulgação da “música do mundo”.
Vem isto a propósito de uma referência que me parece perfeitamente justa a um muito bom grupo galego, os “Luar na Lubre”. Diz o Crónicas da Terra:
“Contrariando quem pensa que o facto de se assinar por uma multinacional poderá desvirtuar a criatividade de um projecto em função dos números de vendas e da imposição a prazo de álbuns feitos de encomenda, os galegos Luar Na Lubre apresentam-se em Cabo Do Mundo mais maduros e personalizados.
Se o terceiro álbum (e primeiro para a Warner) Plenilúnio já era uma obra de antologia do folk da melhor casta Celta que se faz no país vizinho, Cabo Do Mundo segue-lhe os passos, como que a dizer que não basta inovar para criar um clássico. É sobretudo na cristalização da energia e fluidez que emana da excelente execução instrumental, plena de altos e baixos extremamente bem entrosados entre violino, flauta, bódran e bouzuki; e da subtileza vocal de Rosa Cedron acompanhada por finas orquestrações como seda, que reside toda a magia do grupo. Uma magia que parece ser uma dádiva de Druídas.
Apesar de terem os pés bem assentes na Galiza, os olhos e a alma dos Luar Na Lubre encontram-se voltados para o mar que congrega o universo musical do atlântico norte, o mesmo que acolhe os Milladoiro ou uns Berroguetto, mas sem estar tão apegada ao peso instituição que os primeiros carregam e sem enveredar por experimentalismos progressistas. Cabo Do Mundo é a confirmação de que os Luar Na Lubre são uma das bandas galegas da actualidade.”
P. S. Parabéns a José Pacheco Pereira pelo 1º aniversário do Abrupto, com um contributo decisivo na afirmação e dinamização da blogosfera.
P. S. 2 – Tenho que saudar também o início do Um dia destes… Parece-me que “This is the beggining of a beautiful friendship”.
[1278]
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.
1.
Jazzy | 6 Maio, 2004 às 10:11 am
Como apreciador da música celtico-galaica posso dizer que os “Luar na Lubre” são um bom grupo.
Recomendo ainda os “Na Lua” e “Xorima”