"TUBARÃOESQUILO"

27 Março, 2007 at 7:45 am Deixe um comentário

É lançado hoje o website da TubarãoEsquilo, apresentando as vertentes principais deste projecto editorial, assim como a lista de autores e editores que integram esta rede agregadora de blogues e outros sites, iniciada há cerca de 6 meses.

O site disponibilizará serviços de agregação de textos e peças multimedia resultantes da actividade editorial dos membros (ver notícia aqui).

É com prazer que integro esta rede, com representação ao nível de três blogues que vou mantendo: Memória Virtual, Carreira da Índia e Tomar.

O portal da primeira rede editorial de blogues em Portugal é apresentado publicamente na próxima terça-feira, 27 de Março. No endereço http://tubaraoesquilo.pt a TubarãoEsquilo vai mostrar o rosto dos mais de vinte autores que desde o Outono têm vindo a aderir ao projecto pioneiro, bem como os seus trabalhos.

Com um jornalista como pivot, a TubarãoEsquilo assume-se como um projecto editorial profissionalizante: os autores são remunerados em função dos resultados alcançados, remuneração esta assente, na fase de arranque, nas receitas de publicidade.

A rede não tem pretensões no campo do jornalismo nem tenciona constituir-se como alternativa aos meios – embora entre a vintena inicial de autores constem os nomes de alguns jornalistas. Paulo Querido, o pivot da TubarãoEsquilo, ressalva todavia que a rede virá a agenciar uma parte das matérias produzidas, servindo como um marketplace de conteúdos originais. Além dessa função de complementaridade, a TubarãoEsquilo inova através do fornecimento de informação em novos suportes visuais, por iniciativa dos autores ou a pedido de clientes, introduzindo em Portugal a programação informática como ferramenta jornalística.

A rede editorial está em formação desde Outubro. Entre os primeiros blogues estão, já, alguns líderes de sector. O Economia & Finanças (economiafinancas.com), de Rui Cerdeira Branco, é o blogue português de economia mais consultado da Internet e está entre o top que lidera as audiências da blogosfera. O Remixtures (remixtures.com) tem em Afonso Caetano o autor de referência em matéria de cibercultura, tratando temas emergentes como os novos licenciamentos, o copy-left e a discussão sobre os direitos de autor. O Teknologico (teknologico.net) e o na Web 2 (naweb2.com) seguem a actualidade da Web 2.0. Há também lugar para as escolhas culturais (Modus Vivendi, Ideias Soltas) e históricas (Carreira da Índia).

Entry filed under: Blogosfera.

RALLY DE PORTUGAL RALLY DE PORTUGAL – PALMARÉS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2007
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: