"BLOGUES SÃO OS NOVOS 'CURRICULUM VITAE'"
15 Março, 2007 at 11:55 pm 2 comentários
«Are blogs the new resumes?» (São os blogues os novos CV?), questionou recentemente Daniel Scocco, empresário brasileiro da área da Internet e novos media, no seu blogue Innovation Zen.
Daniel Scocco levantou esta questão depois de ler a história de Rod Boothby, que conseguiu um novo emprego em resultado da sua actividade como bloguer.
No seu blogue Innovation Creators, Rod Boothby conclui que contratar um bloguer envolve menor risco, porque o empregador tem uma melhor ideia de como o novo trabalhador vai desempenhar as suas funções.
Contactados pela Lusa, os bloguers José Carlos Abrantes e Leonel Vicente afirmaram que também em Portugal já há exemplos de contratação de autores de blogues para novas funções, em resultado da visibilidade que os seus posts tiveram.
«É o efeito da maior exposição», disse José Carlos Abrantes, organizador do ciclo de debates Falar de blogs, que terá hoje uma nova sessão em Lisboa.
José Carlos Abrantes, autor de cinco blogues, admitiu que escrever em blogues pode ter um efeito contrário, de afastar empregadores que não querem nas suas empresas pessoas que assumam posições públicas polémicas.
Leonel Vicente, autor também de cinco blogues e um dos oradores do debate de hoje, recordou os exemplos de Pedro Mexia e Carla Hilário Quevedo, que chegaram a colunistas de jornais pelo que escreviam nos seus blogues.
«O blogue acaba por ser uma montra onde as pessoas têm a possibilidade de mostrar as suas capacidades», disse Leonel Vicente, realçando que o blogue é normalmente actualizado com regularidade, enquanto o CV «é estático».
Leonel Vicente alertou para a tendência que o bloguer tem de dar uma boa imagem de si nos posts, tal como faz quando prepara o seu CV, mas admitiu que é mais difícil esconder a sua personalidade no blogue.
«Os blogues também servem, de alguma forma, para transmitir uma imagem cuidada, mas é difícil manter uma aparência diferente do que a pessoa é na realidade», salientou.
Tal como noutros países, o ritmo de criação de blogues em Portugal continua a crescer, mas não é possível saber quantos blogues portugueses existem, dado que muitos continuam a ser criados em plataformas internacionais, como o Blogger.
Maria João Nogueira, do Sapo, o principal serviço de criação e alojamento de blogues em Portugal, disse à Lusa que esta plataforma já tem 112 mil blogues.
«Com base no ritmo do último mês, a média de criação é de cerca de 300 blogues por dia», disse Maria João Nogueira, acrescentando que o ritmo diário de novos posts também tem aumentado, situando-se actualmente em cerca de dois mil.
Lusa (Fernando Zamith)/SOL
Entry filed under: Blogosfera.
2 comentários Add your own
Deixe uma Resposta
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed
1. Blogs no Curriculum vitae? » Marketing de Busca | 17 Março, 2007 às 1:57 am
[…] O Leonel chama a atenção no MV para um artigo do sol que aborda o potencial dos blogs para promover os seus autores (e o link para o autor brasileiro do artigo original, senhores jornalistas do Sol?) Os blogues já começam a ser vistos como os novos Curriculum Vitae (CV), ao darem uma imagem mais dinâmica das capacidades dos seus autores, afirmaram observadores da blogosfera portuguesa […]
2.
Ditidgeopetle | 2 Janeiro, 2010 às 10:26 pm
Amazing, I did not know about this topic up to now. Thankz.