"BLOGUES SÃO OS NOVOS 'CURRICULUM VITAE'"

15 Março, 2007 at 11:55 pm 2 comentários

Os blogues já começam a ser vistos como os novos Curriculum Vitae (CV), ao darem uma imagem mais dinâmica das capacidades dos seus autores, afirmaram observadores da blogosfera portuguesa

«Are blogs the new resumes?» (São os blogues os novos CV?), questionou recentemente Daniel Scocco, empresário brasileiro da área da Internet e novos media, no seu blogue Innovation Zen.

Daniel Scocco levantou esta questão depois de ler a história de Rod Boothby, que conseguiu um novo emprego em resultado da sua actividade como bloguer.

No seu blogue Innovation Creators, Rod Boothby conclui que contratar um bloguer envolve menor risco, porque o empregador tem uma melhor ideia de como o novo trabalhador vai desempenhar as suas funções.

Contactados pela Lusa, os bloguers José Carlos Abrantes e Leonel Vicente afirmaram que também em Portugal já há exemplos de contratação de autores de blogues para novas funções, em resultado da visibilidade que os seus posts tiveram.

«É o efeito da maior exposição», disse José Carlos Abrantes, organizador do ciclo de debates Falar de blogs, que terá hoje uma nova sessão em Lisboa.

José Carlos Abrantes, autor de cinco blogues, admitiu que escrever em blogues pode ter um efeito contrário, de afastar empregadores que não querem nas suas empresas pessoas que assumam posições públicas polémicas.

Leonel Vicente, autor também de cinco blogues e um dos oradores do debate de hoje, recordou os exemplos de Pedro Mexia e Carla Hilário Quevedo, que chegaram a colunistas de jornais pelo que escreviam nos seus blogues.

«O blogue acaba por ser uma montra onde as pessoas têm a possibilidade de mostrar as suas capacidades», disse Leonel Vicente, realçando que o blogue é normalmente actualizado com regularidade, enquanto o CV «é estático».

Leonel Vicente alertou para a tendência que o bloguer tem de dar uma boa imagem de si nos posts, tal como faz quando prepara o seu CV, mas admitiu que é mais difícil esconder a sua personalidade no blogue.

«Os blogues também servem, de alguma forma, para transmitir uma imagem cuidada, mas é difícil manter uma aparência diferente do que a pessoa é na realidade», salientou.

Tal como noutros países, o ritmo de criação de blogues em Portugal continua a crescer, mas não é possível saber quantos blogues portugueses existem, dado que muitos continuam a ser criados em plataformas internacionais, como o Blogger.

Maria João Nogueira, do Sapo, o principal serviço de criação e alojamento de blogues em Portugal, disse à Lusa que esta plataforma já tem 112 mil blogues.

«Com base no ritmo do último mês, a média de criação é de cerca de 300 blogues por dia», disse Maria João Nogueira, acrescentando que o ritmo diário de novos posts também tem aumentado, situando-se actualmente em cerca de dois mil.

Lusa (Fernando Zamith)/SOL

Anúncios

Entry filed under: Blogosfera.

TAÇA UEFA – 1/8 FINAL (ACT.) "DOMÍNIO PÚBLICO"

2 comentários Add your own

  • 1. Blogs no Curriculum vitae? » Marketing de Busca  |  17 Março, 2007 às 1:57 am

    […] O Leonel chama a atenção no MV para um artigo do sol que aborda o potencial dos blogs para promover os seus autores (e o link para o autor brasileiro do artigo original, senhores jornalistas do Sol?) Os blogues já começam a ser vistos como os novos Curriculum Vitae (CV), ao darem uma imagem mais dinâmica das capacidades dos seus autores, afirmaram observadores da blogosfera portuguesa […]

    Responder
  • 2. Ditidgeopetle  |  2 Janeiro, 2010 às 10:26 pm

    Amazing, I did not know about this topic up to now. Thankz.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Março 2007
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: