MUNDIAL 2006 (LXXXIII) – 1986
13 Março, 2006 at 6:11 pm Deixe um comentário
A cada edição do Campeonato do Mundo, ia sendo batido o record de participantes; na XIII edição do Mundial (cuja Fase Final foi disputada no México, em 1986), inscreveram-se 121 selecções, tendo efectivamente 110 delas disputado as 22 vagas para acompanhar o México e o Campeão do Mundo em título, a Itália.
Na zona Europeia, históricos do futebol mundial, como a Suécia e Checoslováquia (terminando, respectivamente no 3º e 4º lugares do Grupo, a seguir a Portugal), Jugoslávia, ou Roménia (surpreendentemente suplantada pela I. Norte) seriam eliminados na fase de qualificação… tal como a Holanda – a dois anos de se sagrar Campeã Europeia –, desta vez afastada pela vizinha e “eterna rival” Bélgica, num muito disputado “play-off”… e a Grécia (última classificada no seu Grupo). Destaque para a qualificação da Inglaterra, única equipa sem derrotas, culminando com uma vitória por 8-0 na Turquia!
Ao fim de 30 anos, Portugal conseguia, pela segunda vez na sua história, o apuramento para a Fase Final do Mundial, com uma épica vitória na Alemanha (nunca antes derrotada em casa!).
Os antigos Campeões do Mundo oriundos da América do Sul marcaram, desta vez, presença na Final, com o regresso do Uruguai, acompanhando os tradicionais Brasil e Argentina… e também o Paraguai (conseguindo o apuramento após 28 anos de “jejum”).
De África, vieram a Argélia e Marrocos, ficando os Camarões (grande surpresa de 1982) ausentes da Fase Final. Angola marcaria, pela primeira vez na sua história, presença na fase de apuramento para um Campeonato do Mundo de Futebol.
Na zona Asiática, os apurados seriam a Coreia do Sul (eliminando o Japão)… e o Iraque (vencedor da Síria).
Entry filed under: Mundial 2006.




Subscribe to the comments via RSS Feed