MUNDIAL 2006 (XXVII) – 1958
31 Outubro, 2005 at 12:34 pm Deixe um comentário
A fase final da sexta edição do Campeonato do Mundo disputou-se na Suécia, com 16 dos 55 países inscritos à partida (dos quais apenas 46 disputariam efectivamente na fase de qualificação – com o Campeão de 1954, RFA, e o país organizador a serem qualificados automaticamente).
A URSS, Campeã Olímpica em Melbourne, em 1956, participaria pela primeira vez num Mundial, garantindo o apuramento em detrimento da Polónia (que eliminaria num jogo de desempate, disputado na RDA) e Finlândia. Seria também a primeira participação da RDA (país surgido do fraccionamento da Alemanha, no pós-guerra) e da China.
Mas também o Uruguai e a Argentina tinham, pela primeira vez, de disputar o apuramento para a Fase Final, dado que, nas edições anteriores tinham beneficiado do facto de serem país organizador da prova, Campeão em título, ou da desistência dos seus oponentes.
Grandes selecções como os bi-campeões mundiais Uruguai e Itália, ou como a Espanha, seriam eliminadas na fase de qualificação (respectivamente pelo Paraguai e pelas surpreendentes I. Norte e Escócia). Portugal ficaria na última posição do Grupo em que, inesperadamente, a I. Norte eliminou a Itália.
Pela primeira vez na história, as 4 selecções britânicas qualificavam-se para a Fase Final; para além da Inglaterra, I. Norte e Escócia, o País de Gales seria repescado, para eliminar Israel, que, por sua vez, beneficiara das sucessivas desistências de Turquia, Indonésia, Sudão e Bélgica.
Entry filed under: Mundial 2006.
Subscribe to the comments via RSS Feed