GOA OU O GUARDIÃO DA AURORA (V)

13 Outubro, 2005 at 8:45 am Deixe um comentário

Um comportamento impetuoso no auto-de-fé faria com que a sua pena fosse agravada em mais dois anos; receberia então um documento descrevendo as suas obrigações religiosas nos 6 anos seguintes: confessar-se uma vez por mês, ir à missa todos os domingos, rezar o Padre-Nosso e a Ave-Maria cinco vezes por dia.

Numa vida assim destruída, em Novembro de 1591, Tiago havia sido inclusivamente obrigado a assumir o papel de “Guardião da Aurora” do pai, providenciando-lhe um pequeno frasco, único meio de “libertação” do cárcere e, simultaneamente, de evitar a condenação de outros judeus.

Em Janeiro de 1594, com 21 anos acabados de cumprir, ao fim de mais de dois anos de cativeiro, Tiago via-se agrilhoado, sendo conduzido a uma nau que o haveria de levar à cadeia da Galé em Lisboa, onde chegaria em Novembro do mesmo ano, após uma escala (em Maio) no Brasil.

Cansado das injustiças que lhe tinham destroçado a existência, Tiago começou, na cadeia de Lisboa, a um ano de cumprir a sua pena, a arquitectar um plano de vingança, qual “Conde de Monte Cristo”, ao mesmo tempo que preparava o seu regresso à Índia.

Em Dezembro de 1599, completando-se a punição de seis anos que lhe fora imposta pelo Santo Ofício, Tiago era finalmente um homem livre; após algumas semanas em Lisboa, conseguiria finalmente reservar passagem numa embarcação que partia para Goa, onde atracaria em Maio de 1600.

Em busca dos seus entes mais queridos, a irmã, Tejal e o filho, começaria por se dirigir a casa dos seus tios, onde porém o esperavam terríveis notícias.

Entry filed under: Livro do mês.

QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL 2006 II ENCONTRO DE WEBLOGS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Outubro 2005
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @Alej4ndroPinto: Ejemplos como el de BlackBerry quien se confió de su liderazgo, Kodak que no visionó el cambio en su mercado, Nokia que… 41 minutes ago
  • RT @ASantosSilvaPAR: Stephanie #Frappart, que se tornou hoje a primeira árbitra a apitar num mundial de futebol masculino, é lusodescendent… 10 hours ago
  • RT @TheSharpeEnd: Commentators confused, after watching the first replay, about why the Japan goal stood. A reminder that camera angles can… 11 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: