Acaba de ser anunciado em Estocolmo o Prémio Nobel da Literatura, este ano atribuído ao escritor britânico Harold Pinter, por revelar nas suas peças “o abismo existente nas conversas banais e forçar a sua entrada nos espaços fechados da opressão”.
Pode ver a lista completa dos agraciados com o Nobel este ano, aqui.
Terminam hoje as inscrições para o II Encontro de Weblogs, a decorrer na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, já a partir de amanhã e no Sábado, 15 de Outubro:
Programa
Sexta-feira – 14 de Outubro
14h00 – Recepção e Acreditação
15h00 – Início das actividades dos Grupos de trabalho
18h00 – Sessão de Abertura – Anfiteatro de Sessões Solenes ou Anfiteatro 1
– António Fidalgo – Presidente da Unidade de Artes e Letras
– Paulo Serra – Presidente do Dep. de Comunicação e Artes
– Ricardo Araújo Pereira (Gato Fedorento)
Sábado – 15 de Outubro
10h00 – Continuação das actividades dos Grupo de Trabalho
11h00 – Sessão 1 – De olho na blogosfera
– Leonel Vicente (Memória Virtual)
– Manuel Pinto (Jornalismo e comunicação)
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Sessão 2 – A blogosfera vista pela blogosfera
Um comportamento impetuoso no auto-de-fé faria com que a sua pena fosse agravada em mais dois anos; receberia então um documento descrevendo as suas obrigações religiosas nos 6 anos seguintes: confessar-se uma vez por mês, ir à missa todos os domingos, rezar o Padre-Nosso e a Ave-Maria cinco vezes por dia.
Numa vida assim destruída, em Novembro de 1591, Tiago havia sido inclusivamente obrigado a assumir o papel de “Guardião da Aurora” do pai, providenciando-lhe um pequeno frasco, único meio de “libertação” do cárcere e, simultaneamente, de evitar a condenação de outros judeus.
Em Janeiro de 1594, com 21 anos acabados de cumprir, ao fim de mais de dois anos de cativeiro, Tiago via-se agrilhoado, sendo conduzido a uma nau que o haveria de levar à cadeia da Galé em Lisboa, onde chegaria em Novembro do mesmo ano, após uma escala (em Maio) no Brasil.
Cansado das injustiças que lhe tinham destroçado a existência, Tiago começou, na cadeia de Lisboa, a um ano de cumprir a sua pena, a arquitectar um plano de vingança, qual “Conde de Monte Cristo”, ao mesmo tempo que preparava o seu regresso à Índia.
Em Dezembro de 1599, completando-se a punição de seis anos que lhe fora imposta pelo Santo Ofício, Tiago era finalmente um homem livre; após algumas semanas em Lisboa, conseguiria finalmente reservar passagem numa embarcação que partia para Goa, onde atracaria em Maio de 1600.
Em busca dos seus entes mais queridos, a irmã, Tejal e o filho, começaria por se dirigir a casa dos seus tios, onde porém o esperavam terríveis notícias.
1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.
Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.
2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.
Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.