MARCAS NA MEMÓRIA (II)

21 Junho, 2005 at 8:44 am 4 comentários

O “Licor Beirão” (“O Licor de Portugal”) é também uma marca que faz parte da nossa história, uma bebida tradicionalmente portuguesa, preparada à base de plantas, cuja fórmula secreta nasceu numa farmácia da Lousã há cerca de 75 anos.

Trata-se, neste caso, de uma marca em expansão: nos últimos 15 anos, a produção subiu de 600 mil garrafas por ano para mais de dois milhões.

Com o seu travo a doce, levemente exótico, tem um paladar suave de uma bebida quente, sendo um óptimo “digestivo”, a tomar (sem gelo!) em quantidades moderadas.

O seu criador, José Carranca Redondo, deixou-nos na passada semana. Carranca Redondo foi pioneiro em Portugal na publicidade de estrada, desde meados do século XX, tendo recorrido mesmo, na década de 60, a um cartaz com um “slogan equívoco” (pela sua dupla conotação, também associada a Salazar): “O Beirão de quem todos gostam!”.

Uma marca que, durante muito tempo, me intrigou, pelo sua denominação peculiar e pela sua relativamente forte presença na rua, nomeadamente na década de 70, era a do “Nitrato do Chile”.

O que é o “Nitrato do Chile”? Trata-se de «Um mineral comercial composto principalmente por “nitrato de sódio” dos depósitos de cascalho no Chile. Antes do processo de oxidação da amônia para nitratos a maioria do salitre chileno era usado pela indústria química; hoje é usado principalmente na agricultura como fonte de nitrogénio»; portanto, basicamente um adubo!

Porquê do Chile? O Chile foi o maior produtor de Salitre do mundo de 1850 a 1930!…

A propósito, recordo também uma marca quase omnipresente nesses anos, nas estradas de Portugal – com o desenho de um enorme “G” – a dos pneus “Mabor General” (o “pneu português com mais anos de experiência”).

[2390]

Entry filed under: Tema livre.

ÍCONES DO SÉCULO (I) – 1952 – ELIZABETH TAYLOR ÍCONES DO SÉCULO (II) – 1955 – GINA LOLLOBRIGIDA

4 comentários

  • 1. duende  |  21 Junho, 2005 às 1:08 pm

    Não te esqueças do ‘Pirolito’, Leonel. Merece também uma referência no MV. 🙂 http://www.alentejodigital.pt/arqueologiacv/pirolito.htm

  • 2. Leonel Vicente  |  21 Junho, 2005 às 1:31 pm

    É que é já a seguir!…

    (essa é uma memória que perdura!)

  • 3. Jamour  |  21 Junho, 2005 às 1:49 pm

    Já apanhei uma buba de licor beirão que quando acordei não sabia que dia era. Liguei para a TMN o tipo que atendeu fartou-se de rir.
    Eu: olhe desculpa é q eu tenho aqui um problema com o calendário.
    E ele: do telemóvel?
    Eu: não da minha memória
    E ele: desata a rir.
    Eu: Que dia é hoje? É sabádo?
    Ele: É segunda
    Eu: foda-se tenho q ir trabalhar. Maldito licor beirão.

  • 4. Leonel Vicente  |  22 Junho, 2005 às 12:00 am

    É para beber ‘com moderação’! 🙂


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2005
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: