DN – EXPOSIÇÃO 140 ANOS – 1990-99

17 Junho, 2005 at 12:30 pm

1990 – 99

A década de 90 inicia-se com a libertação de Nelson Mandela, após 27 anos de prisão, abrindo caminho ao fim do “apartheid”, primeiro passo para a realização de eleições livres, que em 1994 lhe conferem o cargo de presidente da África do Sul.

Também em 1990, a World Wide Web (“www”) fazia a sua estreia mundial.

Em 2 de Agosto de 1990, as forças iraquianas de Saddam Hussein invadiam o sultanato do Koweit, originando a Guerra do Golfo que terminaria no ano seguinte, com a libertação da cidade do Koweit.

Em 1991, tropas indonésias massacram civis no cemitério de Santa Cruz, em Díli.

No mesmo ano, um golpe de Estado, organizado pelos adversários da “perestroika”, inclui o sequestro de Mikhail Gorbachev. Boris Ieltsin posiciona-se contra os golpistas e assume-se como “herói de ocasião”; a URSS chegava ao fim, após a secessão da maioria das repúblicas que a integravam.

O ano de 1992 marca o fim do monopólio televisivo da RTP, com o licenciamento das primeiras estações privadas: a SIC e a TVI.

Ainda em 1992, a proclamação da independência da Bósnia, depois da realização de um referendo, desencadeia uma guerra sangrenta entre sérvios, muçulmanos e croatas, no que viria a resultar na desintegração do estado Jugoslavo, erigido pelo Marechal Tito.

Em 1996, o Prémio Nobel da Paz é atribuído ao bispo D. Ximenes Belo, administrador apostólico de Díli, e a José Ramos Horta, porta-voz do líder histórico da resistência timorense, Xanana Gusmão.

Também em 1996, Fernanda Ribeiro conquista a medalha de ouro nos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Atlanta, fixando novo recorde olímpico.

Portugal vive “dias de glória”, com a EXPO 98, última exposição mundial do século, recebendo milhões de pessoas e representações de 145 países, e com a inauguração da Ponte Vasco da Gama. Ainda em 1998, a Academia Sueca distingue, pela primeira vez, um escritor de língua portuguesa com o Prémio Nobel da Literatura. O contemplado é José Saramago, já distinguido com o Prémio Camões em 1995, autor de uma vasta obra de ficção singularmente escrita sobretudo a partir dos 60 anos. Antigo jornalista, o Nobel da Literatura exerceu, em 1975, o cargo de subdirector do “Diário de Notícias”.

No mesmo ano, é criada a moeda única europeia, no âmbito da União Económica e Monetária. Vigora a partir de Janeiro de 1999, mas só entra em circulação três anos depois, a 1 de Janeiro de 2002.

Euro - 2002

[2384]

Entry filed under: Media e Comunicação.

SCARLETT DN – EXPOSIÇÃO 140 ANOS – 2000-04


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Junho 2005
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: