"BLOGUES" BRASIL E GALIZA
3 Junho, 2005 at 12:32 pm 3 comentários
Para além dos “blogues” africanos com origem em países de expressão portuguesa, são os escritos no Brasil e, também, na Galiza, os que apresentam uma escrita que nos é mais “próxima”.
Começando pela Galiza, o meu (repetido) destaque vai para o Días Estranhos, de Martin Pawley, de que aqui relembro «o Lingüisticación anormal». Orientado para questões culturais, em particular o cinema, a literatura e a música, assume também um vincado cariz de intervenção social; a defesa intransigente do seu “país” faz-se nesta altura com uma campanha pela participação nas eleições do próximo 19 de Junho (“Hai que botalos” – conjunto de 24 curtas-metragens de realizadores galegos), anunciadas como a “Primavera Galega”, com a perspectiva da substituição do histórico presidente da “Xunta”, Fraga Iribarne:
“O día 19 de Xuño non acaba o mundo. Pero é un día importante. Galiza ten a oportunidade de definirse acerca de si mesma. Díxoo moi ben o Presidente Fraga hai pouco tempo. Galiza ten que escoller entre o prestixio e a aventura. Como colectivo comprometido coa cultura e a sociedade galega, Burla Negra decidiu implicarse na campaña electoral a favor da aventura. Entre outras razóns porque o Prestixio do Señor Fraga afundiu definitivamente, hai case tres anos, a duascentas millas da nosa costa“.
Do Brasil, pela mão do César Valente, chega-nos o Carta Aberta – “Uma espécie de livro de crónicas”, com inúmeros textos deliciosos, de que aqui relembro o fabuloso “Resoluções de Ano Novo“.
Também do Brasil, para além do conhecido Alexandre Soares Silva, ainda referências especiais a:
– Drops da Fal, de Fábia Azevedo.
– Novesfora, de Giniki.
– Querido Leitor, de Rosana Hermann – em actividade desde 2000, tendo ultrapassado já a fasquia dos 2 500 000 visitantes!
– 100sal, da Cláudia Bia.
[2350]
Entry filed under: Blogosfera.




1.
duard - Carlos Aquino | 3 Junho, 2005 às 2:55 pm
Esse alexandre soares silva até hoje engole sapos por Lula ser presidente 🙂
Viva esquerda ! Até 2010 !
2.
Martin Pawley | 3 Junho, 2005 às 11:42 pm
Muito obrigado pola súa xenerosidade, Leonel.
3.
Cesar | 5 Junho, 2005 às 5:07 pm
Obrigado pela citação, gentil e generosa. Um abraço.